Notícias
Operação Onça Cabocla 2024
Jornada Solidária: Rondonistas Iniciam Atividades Sociais e Educativas no Norte de Minas Gerais
Itacambira
Os 252 Rondonistas da Operação Onça Cabocla, que está sendo realizada na região Norte de Minas Gerais, iniciaram suas atividades nos 12 municípios – Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí – no dia 14 de janeiro. Cada um desses municípios preparou uma recepção para as equipes de Rondonistas que desenvolverão oficinas, palestras e outras atividades até o dia 25 de janeiro.
Para Brasília de Minas, foram estudantes e professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por lá, eles foram recebidos com um café da manhã de boas-vindas pela secretária de Educação, Olga Silva, e pelos servidores da Escola Municipal Padre Magalhães, onde ficarão hospedados. O coordenador do Conjunto A, professor Rodrigo Alves Barros (UFV), ressaltou que “todos os envolvidos apresentaram um carisma imenso e grande preocupação com o bem-estar e as condições de trabalho das equipes”.
Já os estudantes do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus Rio Pomba, foram recebidos de forma calorosa em Coração de Jesus, com uma solenidade de abertura da qual participaram autoridades municipais, lideranças comunitárias e contou com a presença do prefeito Robinho Dias. Em Coração de Jesus, “nós fomos impactados antes de impactar”, destacou o coordenador do Conjunto B, professor Wellington de Souza Silva (IF Sudeste MG). Por lá, os universitários ficarão hospedados na Escola Municipal Quirino José da Silva.
Os Rondonistas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Ituiutaba, e da UFV, estão em Glaucilândia, onde foram recepcionados pelos gestores da Creche Vovó Joaninha. O professor e coordenador do Conjunto B, Antônio Rodrigues Neto (Uemg), contou que no primeiro dia, quando chegaram, as Equipes se dedicaram à organização das oficinas com a população. Ainda, os participantes do Projeto Rondon receberam a visita do Comando Militar e realizaram a oficina de Resgate Cultural, que consiste em conhecer os pontos históricos da cidade, visitar as localidades onde serão realizadas as oficinas e apresentação domiciliar dos Rondonistas à população.
A recepção das Equipes do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e da Universidade Federal de Lavras (Ufla) no município de Guaraciama foi na Escola Municipal Pedro Francisco Paes. Os servidores receberam os Rondonistas na porta da escola com música ao vivo e um lanche especial. O prefeito, José Maria Figueiredo Sobrinho, e secretários municipais também estavam presentes. Após a cerimônia de abertura no município, o dia seguiu com uma programação animada, com brincadeiras entre guaraciamenses e Rondonistas, que proporcionou maior interação e entrosamento entre universitários e comunidade.
Em Itacambira, “fomos recebidos calorosamente, todo mundo muito atencioso e empolgado com a nossa presença, fazendo questão de nos conhecer, de falar com a gente, de perguntar como está o Projeto”, contou a estudante do Centro Universitário Atenas - UniAtenas Bruna Paiva. Em contrapartida, os Rondonistas prepararam um sarau, que foi realizado no Clube Municipal. “A gente tem uma artista, a Mariana do Conjunto B, ela canta muito bem. Então a gente se apresentou e falou um pouquinho sobre o Projeto Rondon”, contou Bruna. Por lá, os Rondonistas estão hospedados na Escola Municipal Santo Antônio.
Já os estudantes do Centro Universitário Faminas - Unifaminas Muriaé e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) foram recepcionados pela Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tio Patinhas, local que abriu as portas para a estadia dos rondonistas nos dias de Operação em Japonvar. A recepção também contou com a participação de autoridades municipais.
Os estudantes e professores da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e da Escola do Governo Fundação João Pinheiro (FJP), seguiram para Olhos D'água onde foram recebidos com um café da manhã na Creche Municipal Maria do Socorro Boas. O prefeito Rone Douglas Dias e representantes do secretariado municipal estiveram presentes. O professor e coordenador do Conjunto A, Bernardo Augusto (Unipam), ressaltou o carinho dessa recepção que fez os Rondonistas se sentiram muito abraçados.
Em Juramento, a prefeita Marlene de Lourdes e sua equipe recepcionaram os Rondonistas da Faculdade de Minas Belo Horizonte (Faminas BH) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba (IF Sudeste MG). Por lá, estudantes e professores estão hospedados no Hotel Village que estava desativado e foi readequado para a Equipe do Projeto Rondon – Operação Onça Cabocla.
Já os estudantes e professores do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Ituiutaba foram recebidos em Jequitaí pela secretária de Turismo, Adriana Duarte, pela secretária de Administração, Elane Fonseca, pela secretária de Educação, Geni Sanguinete e pela vice-diretora da Escola Municipal Herodíades, Beatriz Mendes Fonseca de Sousa. A escola será a casa dos Rondonistas até o dia 25 de janeiro.
Em São João da Lagoa, os participantes da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) foram recebidos com um café da manhã que contou com a presença de autoridades locais.
Para os estudantes e professores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), as boas-vindas em São João da Ponte contaram com uma comissão integrada pelo prefeito, Danilo Veloso, secretários e servidores. Por lá, eles estão hospedados no Centro Municipal de Ensino Infantil Vovó Alice/Pedacinho de Céu. À noite, as duas equipes participaram junto à comunidade da festa de inauguração do salão paroquial da matriz da cidade e grande parte dos Rondonistas dançaram forró na rua com a população local.
Em São João do Pacuí, os Rondonistas da Faculdade de Ciências de Bauru e a Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) foram recepcionados na Escola Municipal Maria de Jesus Torres pela secretária de Assistência Social, Aniele Soares, e pela secretária de Saúde, Ana Clara Antunes, que representaram o prefeito, Caio Cunha. O estudante Guilherme Augusto da Silva (Unesp), do Conjunto A, ressaltou que “a cidade foi muito acolhedora, a gente hoje passou no comércio local e foi bem bacana mesmo, teve um carro de som anunciando o Projeto pela cidade”.
Até o dia 25, muitas atividades serão realizadas e muita troca entre Rondonistas e comunidade local. As atividades são abertas para toda a comunidade que pode se informar pela Prefeitura de cada cidade ou seguindo os “amarelinhos”, como os Rondonistas são carinhosamente apelidados por onde passam.