O Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP) são desenvolvidos pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os seguintes Ministérios e suas respectivas Secretarias:
I - Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura;
II - Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; e
III – Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
O Projeto João do Pulo (PJP), extensão do PROFESP, é destinado ao atendimento de pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens, a partir dos seis (seis) anos de idade, também em situação de vulnerabilidade social.
A realização das ações do PROFESP e do PJP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos e paradesportivos, infraestrutura e logística. Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP e os núcleos de atividade paradesportiva (NAP) do Projeto João do Pulo contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, de segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.
Veja aqui as unidades militares que participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP).
Pela grande capilaridade das Forças Armadas, o Programa está presente em 139 localidades de todos os Estados e Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total são atendidas cerca de 30.000 crianças.
Em novembro de 2019, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou o decreto nº 10.085, que dispõe sobre o PROFESP e sua extensão, o PJP. O ato visa a ampliação e o fortalecimento do Programa, por meio da ação integrada entre o Ministérios da Defesa e os Ministérios parceiros. A meta é aumentar o número de beneficiados para 40 mil, fortalecendo e ampliando o atendimento que já abrange todo o território nacional.
Por sua abrangência geográfica e qualitativa, e graças ao apoio de parceiros, o PROFESP tem sido considerado como um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública, além de sua ação no fortalecimento da Soberania Nacional.
Informativo do PROFESP