Operação Felino
Coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), sob supervisão das Organizações das Nações Unidas (ONU), a Operação Felino foi concebida para oferecer treinamento conjunto às Forças Armadas dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Instituída como Força Tarefa Conjunta e Combinada (FTCC), a operação objetiva o adestramento integrado dos militares para atuação em missões de paz e de assistência humanitária.
A edição do exercício de setembro de 2017 aconteceu em Resende (RJ) e contou com a participação de aproximadamente 1 mil militares dos nove países da CPLP. A operação tem no seu planejamento um ciclo de adestramento de dois anos, alternadamente, em formatos de Exercício de Carta (EC) e de Forças no Terreno (FT).
No primeiro formato, a ação ocorre por meio de rede de computadores, ao estilo “jogo de guerra”. Já no formato FT, as atividades se desenrolam em campo, com tropas no terreno da nação hospedeira, que deverão cumprir o planejamento que foi elaborado pelo Estado-Maior Conjunto Combinado.