Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O Ministério da Defesa atua em prol do desenvolvimento do esporte militar brasileiro por intermédio do Departamento de Desporto Militar (DDM), subordinado à Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD).
O DDM responsabiliza-se pelos eventos desportivos que envolvem as Forças Armadas. Mais que um estímulo para os militares atletas desenvolverem o corpo e a mente, dentro das arenas desportivas, as competições internas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e principalmente as entre as Forças criam oportunidades para o surgimento de atletas com potencial para o alto rendimento que, possam ser desenvolvidos e preparados para bem representar o Brasil nas competições.
O desporto militar brasileiro possui tradição de títulos, medalhas, recordes e marcas que, há décadas, enriquecem a história esportiva do país. A primeira medalha olímpica de ouro brasileira foi conquistada por um militar, o Tenente do Exército Guilherme Paraense, vencedor da prova de tiro esportivo – pistola rápida, nas Olimpíadas de Antuérpia, em 1920. A partir de então, nossa participação tem sido constante e meritória.
A partir de 2008, iniciou-se um novo programa denominado Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), sob a coordenação do Ministério da Defesa, que proporcionou uma excelente contribuição para os resultados nas competições internacionais. Graças ao trabalho conjunto do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério do Esporte, dos Comitês Olímpico e Paralímpico, das confederações e federações esportivas e dos clubes, os atletas continuam se destacando no cenário esportivo nacional e internacional, enaltecendo, ainda mais, o nome do Brasil.