Em um ambiente democrático, instituições públicas voltadas à defesa e à segurança do país atuam sob o pressuposto do diálogo e da transparência, de modo a cumprir suas tarefas em sintonia com os anseios da sociedade.
O Ministério da Defesa trabalha para aprimorar essa relação. Por isso, investe na realização de estudos e pesquisas que busquem prover, a civis e militares, instrumentos de reflexão sobre temas estratégicos ligados à temática de Defesa.
Institucionalmente, esse diálogo é impulsionado por duas organizações ligadas diretamente ao Ministério: a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Escola Superior de Defesa (ESD).
No âmbito da formação militar, diferentes centros de pesquisa vinculados às Forças Armadas promovem estudos estratégicos, conferências, congressos e outras atividades destinadas ao aperfeiçoamento de profissionais militares.
Fazem parte desse esforço, por exemplo, o Centro de Estudo Político-Estratégico da Escola de Guerra Naval, o Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Força Aérea.