O processo de construção do conhecimento sobre o tema da Defesa Nacional passa, necessariamente, por iniciativas capazes de promover o intercâmbio de ideias, o debate de problemas atinentes a esse setor e o desenvolvimento de iniciativas de interesse comum do Ministério da Defesa, da Academia e da sociedade.
O Ministério da Defesa participa desse processo por meio, sobretudo, de duas instituições a ele vinculadas: a Escola Superior de Guerra (ESG) – onde funciona também o Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC) – e a Escola Superior de Defesa (ESD).
Além disso, atua no fomento à pesquisa e ao ensino, em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas, escolas militares e centros de estudos, a partir de iniciativas conduzidas pela Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).
Nas Forças Armadas, a educação de defesa se inicia nas escolas militares. Regido por leis específicas, o ensino militar tem por objetivo promover a formação e o aperfeiçoamento de quadros especializados para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.