Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)
Sediada na cidade de Cruz Alta (RS), a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) foi criada em 1992, com a missão de "Aperfeiçoar os Sargentos das Armas e Habilitar os Adjuntos de Comando do Exército Brasileiro".
Para isso, ministra o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, habilitando os militares para o exercício de funções administrativas referentes às suas qualificações. O curso da EASA é dividido em duas fases. A primeira é oferecida na modalidade à distância. Já a segunda é presencial.
A Escola consolidou-se como uma Instituição de Ensino de referência no Exército no que diz respeito ao desenvolvimento da Dimensão Humana, especificamente relacionada aos Sargentos. Nesse período, foram aperfeiçoados 19.235 Sargentos do Exército Brasileiro e mais 345 sargentos das Nações Amigas, que frequentaram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, habilitando-os aos cargos de Auxiliar de Estado-Maior em todos níveis, bem como exercer o comando de frações, dentro das peculiaridades de cada Arma.
No ano de 2016, o Exército destingiu mais a missão institucional da Escola ao criar o Curso de Adjunto de Comando e implantá-lo na “Casa do Adjunto”. Curso esse, que foi concebido no Processo de Transformação do Exército aproveitando o aprendizado da própria Escola na valorização do Sargento, pelo qual, habilita Primeiros Sargentos e Subtenentes, para ocupar cargos e exercer funções de Adjuntos de Comando. A Escola já realizou a capacitação de 209 militares do Exército Brasileiro e, ainda, 2 militares de Nações Amigas e 3 militares de Forças Auxiliares.
A EASA - “A Casa do Adjunto”, é um estabelecimento do Exército com capacidade de repercutir rapidamente para a Força a nova dinâmica Doutrinária, Administrativa. Neste sentido, o Adjunto de Pequenas Frações e o Adjunto de Comando constituem cargos cada vez mais relevantes para a ligação entre o Comando é a Tropa.
PARA SABER MAIS: