Dados Abertos
Dados Abertos são dados publicados em um formato legível por máquina e sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle, de modo a estarem livremente disponíveis para serem utilizados e redistribuídos à vontade.
Uma das possíveis utilizações dos Dados Abertos é no desenvolvimento de aplicativos, que exibem as informações de forma gráfica e interativa.
Um dos formatos abertos mais comuns de publicação é o CSV (Comma-Separated Values, ou “valores separados por vírgula”), para armazenamento de dados tabulares em texto. Outros exemplos de formatos não-proprietários são: JSON, XML, ODS e RDF. Formatos populares como PDF, por exemplo, não são estruturados, dificultando o pleno aproveitamento dos dados contidos no documento.
Bases de Dados Abertos
As bases de dados abertos do Ministério da Defesa, estão disponíveis para consulta no portal do Governo Federal, dados.gov.br (ou através do link) e serão atualizadas conforme previsto no PDA vigente do Ministério.
Plano de Dados Abertos do MD
Atualmente o Ministério da Defesa está em sua A 4ª edição do PDA/MD, tendo sido foi aprovada pela Resolução nº 18, de 30 de setembro de 2022, do Comitê de Governança Digital do Ministério da Defesa (CGD-MD). A Resolução nº 18 entrou em vigor em 1º de novembro de 2022.
A aprovação da 4ª edição do PDA/MD foi homologada pelo Ministro de Estado da Defesa, por meio da Portaria GM-MD nº 5.377, de 24 de outubro de 2022, que entrou em vigor em 1º de novembro de 2022.
Considerando o planejamento previsto na 4ª edição do PDA, o Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística (CHELOG) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, primando pela melhoria da qualidade de dados, aperfeiçoou a base de dados abertos “CLATEN” já disponibilizada no Portal Brasileiro de Dados Abertos, transformando-a no Sistema de Cadastro de Levantamentos Aeroespaciais do Território Nacional – SisCLATEN.
Assim, acessando-se o SisCLATEN por meio do sítio do MD, o usuário realiza um cadastro com os dados de e-mail e CPF. Ao entrar no sistema, ele é direcionado para o módulo “Cidadão”, que contém as informações dos projetos de aerolevantamentos realizados no território nacional a partir de 1973. Este módulo de consulta apresenta de forma organizada os metadados e arquivos vetoriais dos aerolevantamentos realizados pelas empresas inscritas e autorizadas, permitindo ao interessado realizar a pesquisa dos projetos de interesse realizados no País, utilizando nome da empresa de aerolevantamento inscrita no MD, período de tempo, cidades, número do projeto ou uma área geográfica definida.”