Notícias
Campanha contou com 2.064 iniciativas no Brasil; veja iniciativas da CVM
Semana Mundial do Investidor atinge mais de 1,2 milhão pessoas no Brasil
A Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW 2020), com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), contou com 2.064 iniciativas, a grande maioria online. No total, 1,2 milhão de pessoas foram atingidas por meio de 315 eventos (lives, webinars, palestras, podcasts, entrevistas em rádios e treinamentos), 187 sessões de assessoria financeira (reunião individual) e 1.562 ações de marketing (posts nas redes sociais e e-mail marketing).
Entre os destaques da CVM, estão os lançamentos do aplicativo CVM Digital, do Site meu bem-estar financeiro e do Caderno CVM nº 15: Day Trade, além da reformulação do Caderno CVM nº 2 – Escrituração, Depósito Centralizado e Custódia de Ações.
Outra novidade foi o início do Programa Bem-Estar Financeiro: Multiplicadores, que busca cadastrar pessoas e profissionais interessados em se tornar capacitadores da educação financeira em instituições públicas ou privadas.
O primeiro evento da Semana Mundial do Investidor foi a cerimônia de abertura da bolsa de valores em homenagem à WIW e contou com a presença dos presidentes da CVM, da Bolsa de Valores do Brasil (B3) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, foi anunciada uma parceria entre a CVM e o BID.
Laboratório de Inovação
Os temas de finanças sustentáveis e inovação financeira fizeram parte da WIW. O Laboratório de Inovação (LAB), do qual a CVM faz parte, promoveu eventos envolvendo temas como tokenização, sandbox e igualdade de gênero no mercado financeiro.
Campanha mundial
Presidente do Conselho da IOSCO e CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, Ashley Alder, destacou que a campanha foi um grande sucesso graças aos esforços contínuos e comprometimento de membros com a educação e proteção do investidor, especialmente durante estes tempos desafiadores.
“Níveis mais altos de participação e a variedade crescente de atividades com foco no investidor este ano significam que a Semana Mundial do Investidor tem um impacto crescente”.
Paul Andrews, Secretário-Geral da IOSCO, elogiou que mais membros da IOSCO e partes interessadas tenham participado ativamente por meio de ferramentas virtuais e online para superar os desafios colocados pela pandemia Covid-19.
“Dada a crescente importância da proteção ao investidor à medida que os mercados financeiros continuam a evoluir, esta campanha deve continuar a se expandir”.
Presidente do Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO, José Alexandre Vasco, também está satisfeito com os resultados:
“Eu gostaria de agradecer a todos os participantes e apoiadores da WIW por seus enormes esforços para aumentar a conscientização sobre a importância da educação e proteção do investidor. Estou ansioso para relatar os resultados da campanha e acredito que os resultados fornecerão uma inspiração valiosa para o trabalho neste campo muito importante.”