Notícias
Eventos presenciais, digitais, cursos e publicações fizeram parte da atuação da CVM
Resultados da Semana Mundial do Investidor 2017
Entre os dias 2 e 8 de outubro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coordenou a edição brasileira da World Investor Week 2017 (WIW) – Semana Mundial do Investidor, que reuniu mais de 80 países em prol da realização de eventos dedicados à educação e proteção dos investidores.
A WIW é projeto pioneiro da IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) e faz parte da agenda de atividades do C8, comitê para investidores de varejo, atualmente presidido pela CVM. O objetivo foi incentivar ações com foco no estímulo à conscientização e à educação financeira do investidor, como concursos, palestras, conferências e campanhas.
Dentre outras parceiras, o evento contou com o apoio do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A CVM marcou forte presença na iniciativa, organizando 49 eventos. Só no Rio de Janeiro e em São Paulo foram 22 presenciais, com porta-vozes da Autarquia e convidados especiais, atingindo 1.130 pessoas.
A instituição ainda alcançou diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Fortaleza, Santa Catarina, Belo Horizonte, Pernambuco, Paraná, Bahia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí, bem como promoveu encontros no ambiente digital (com 4 palestras online).
“Nosso objetivo era alcançar o máximo possível de público, divulgando, de maneira gratuita e acessível, temas de interesse da sociedade, como educação e planejamento financeiro, formas de investimento e novidades do segmento, tendo como insumo e destaque as recentes pesquisas no campo da economia comportamental. Além das atividades presenciais e online, também mantivemos contato direto pelas redes sociais, por meio do canal CVM Educacional. Assim, com a publicação de 28 postagens e 7 vídeos durante a Semana, alcançamos cerca de 23 mil pessoas. O desafio agora é não só continuar a aumentar o alcance de nossas ações, mas também cuidar para que as mesmas possuam ainda mais qualidade.” – Claudio Maes, coordenador de educação financeira da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM (COE/SOI).
Curso também fez parte da programação
Com foco na conscientização sobre a importância da educação financeira para uma boa qualidade de vida, durante a WIW 2017 a CVM também lançou o Programa Bem-Estar Financeiro para Servidores Públicos. A aula inaugural do curso foi realizada pelo analista da COE/SOI, Júlio Dahbar, na Escola da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tendo como objetivo alcançar não somente os participantes, mas também suas famílias.
“É nosso mandato legal atuar em prol da proteção dos investidores e a educação financeira é meio primordial para se atingir essa meta. Com conhecimento, é possível aproximar o mercado do público em geral, promovendo mudanças significativas de comportamento com relação ao investimento, auxiliando no desenvolvimento pessoal e financeiro do país. A WIW 2017 foi iniciativa essencial para fortalecer esse ideal, revelando comprometimento e união de diversos países em busca de um mundo economicamente mais sustentável.” – Marcelo Barbosa, presidente da CVM.
Lançamentos de publicações educacionais
A fim de fornecer o máximo de material didático ao público, a CVM também lançou dois folhetos educacionais, em parceria com o SPC Brasil: Regras de Ouro do Bom Investidor (link para site externo) e 6Ps da Boa Compra (link para site externo).
Ainda foi divulgado relatório (link para site externo) com revisão bibliográfica de teorias da psicologia formuladas para compreender os mecanismos envolvidos na mudança de comportamento, bem como barreiras e vieses que impedem a adoção de comportamentos financeiros desejáveis. O material foi produzido a partir de pesquisa realizada pela equipe da Coordenação de Estudos Comportamentais (COP/SOI) sobre o uso de insights da psicologia e demais ciências comportamentais para compreender comportamentos econômicos.
“A WIW 2017 foi um evento pioneiro na história da IOSCO, tendo constado da pauta proposta pela CVM ao assumir a presidência do Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO, criando uma iniciativa global de reguladores de mercado de capitais para educação e proteção dos investidores e consumidores de serviços financeiros. Com o apoio do Board da IOSCO, a campanha, que tinha a meta de alcançar pelo menos 40 países, resultou no envolvimento de mais de 80 nações, formando uma verdadeira aliança mundial de mercados desenvolvidos e emergentes. A atuação educacional por meio de parcerias tem caracterizado a atuação da Autarquia desde 2006; e foi essa cooperação que possibilitou os resultados alcançados pela WIW, tanto no Brasil quanto no exterior.” – José Alexandre Vasco, superintendente da SOI.