Notícias
Comissão de Valores Mobiliários
Prorrogadas inscrições para o 7º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor
Prorrogadas inscrições para o 7º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor
A 7ª edição do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor prorroga o prazo para inscrições. Autores de reportagens jornalísticas publicadas em jornais, revistas e agências de notícias, incluindo mídia digital, que contribuam para a educação do investidor pessoa física, poderão enviar o material até o dia 01/04/2013.
O Comitê Consultivo de Educação da CVM destaca que ensaios, coberturas sequenciadas de eventos e guias não são considerados elegíveis. Ressalta-se que, para cada matéria, são aceitos um autor e, no máximo, dois coautores. Para que não ocorra dúvidas no momento da inscrição, solicita-se a leitura, na íntegra, do regulamento do prêmio, em especial, para o item 3.4.1, incluído recentemente pelo Comitê.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do Comitê de Educação (no site da CVM) www.comitedeeducacao.cvm.gov.br (acesse também o regulamento). Apenas serão elegíveis matérias veiculadas ao longo de 2012 (até 31/12/12) para cada uma das três categorias:
• Jornal – matérias publicadas em jornais de cobertura ou distribuição nacional, regional ou local.
• Revista – trabalhos publicados em revistas, de tiragem nacional, regional ou local.
• Mídia Digital - matérias jornalísticas, veiculadas por meios eletrônicos em portais de empresas jornalísticas com domínio brasileiro.
Os materiais publicados devem estar em português e ser enviados, dentro do prazo de inscrição, em arquivos eletrônicos em formato PDF, com tamanho máximo de 1MB, por meio do formulário disponível na página do Comitê Educação.
Criado com o objetivo de distinguir e estimular reportagens de conteúdo educacional que informem e orientem o leitor, de forma didática, quanto a características, funções ou operações do mercado de capitais, o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor valoriza os profissionais da Imprensa, geral ou especializada em economia, a qual desempenha um papel fundamental na formação de investidores mais conscientes dos riscos e oportunidades desse mercado.
O Comitê Consultivo de Educação tem entre seus objetivos principais apoiar projetos que promovam melhores padrões de educação financeira da população, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários. Além do apoio recíproco às iniciativas de cada instituição, o Comitê tem realizado, desde seu lançamento em 2006, diversas outras ações conjuntas, voltadas para diferentes públicos, como professores universitários (Programa TOP), membros de carreiras jurídicas e investidores em geral.
O Comitê é integrado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional), Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).