Notícias
Em 2018, número de participantes chega à marca de 50.411
Número de regulados pela CVM cresce 4,2%
O número de participantes regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atingiu a marca de 50.411 entidades em 2018, representando alta de 4,2% em relação ao final do ano anterior. A informação é destaque do Boletim de Mercado da Autarquia publicado hoje, 31/1, que consolida os dados de 2018 referentes aos mercados sob regulação da CVM.
Segundo Bruno Luna, chefe da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA), o crescimento de fundos de investimentos durante o período, hoje em mais de 17 mil, colaborou para esse aumento significativo. “ A indústria de fundos do Brasil é a maior do mundo em quantidade. É importante ressaltar ainda o crescimento de agentes autônomos registrados, 17% a mais do que no fechamento de 2017 ”, comentou.
O estoque total de valores mobiliários sob regulação da CVM finalizou o ano estimado em R$ 18,9 trilhões.
“ O ano de 2018 se revelou como pico para alguns indicadores de negociação em mercado secundário. Ativos de renda variável, como ações, derivativos e fundos imobiliários, demonstraram crescimento relevante em suas correspondentes métricas. Vale destacar, conforme Boletim de fundos imobiliários divulgado pela B3, o crescimento expressivo no número de investidores desse segmento do mercado. Essa indústria já supera os 200 mil investidores, o maior da série histórica ” – Bruno Luna, chefe da ASA/CVM.
Em relação às emissões de valores mobiliários, destaca-se o aumento de 78% no volume de emissões de debêntures, em relação a 2017.
Quer saber mais? Confira a nova edição do Boletim de Mercado da CVM .
Boletim de Risco
Também produzido pela ASA, o Boletim de Risco , outra publicação mensal da CVM, apresenta os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, especialmente no Brasil. Há também a versão traduzida do boletim, disponível no Portal CVM em inglês.
Saiba mais no Boletim !