Notícias
Evento contará com Seminário Internacional sobre títulos verdes
Lançamento do Laboratório de Inovação Financeira
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizará evento de lançamento do Laboratório de Inovação Financeira na quinta-feira, 3/8, durante seminário internacional no Rio de Janeiro que discutirá o mercado de títulos verdes no Brasil e no mundo.
O encontro ocorrerá no Hotel Prodigy Santos Dumont, das 9h às 12h30, e contará com a participação de especialistas internacionais, que irão debater experiências, avanços no financiamento verde e potenciais instrumentos financeiros e do mercado de capitais para promover investimentos sustentáveis, além de como o Brasil pode se posicionar diante dos novos desafios.
Anote na agenda e não perca essa oportunidade!
Serviço
Lançamento do Laboratório de Inovação Financeira e Seminário Internacional
Data: 3/8/2017
Horário: 9h às 12h30
Local: Hotel Prodigy Santos Dumont (Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 - Centro, Rio de Janeiro – RJ – ao lado do aeroporto Santos Dumont)
Inscrições para participação no site da ABDE: www.abde.org.br
Confira a programação completa!
LAB é iniciativa pioneira no país
A implantação do LAB foi originada por meio de Acordo assinado entre a ABDE e a CVM. É uma iniciativa pioneira, que tem como objetivo fomentar o debate e a criação de ferramentas financeiras que permitam o avanço do desenvolvimento sustentável no Brasil.
O LAB está sendo concebido como fórum de discussão intersetorial com a presença de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs), intermediários financeiros privados, investidores, especialistas, reguladores e representantes de setores chave da economia.
O intuito é analisar, desenvolver e propor a criação de instrumentos de investimento e de estruturas financeiras que maximizem a alavancagem do setor privado e que otimizem o uso de fundos doadores.
Serão criados grupos de trabalho, coordenados pela CVM e pela ABDE, para atuarem em três frentes:
- Títulos verdes (Green Bonds): aprofundar o conhecimento sobre esse mercado a nível internacional, além de desenvolver e avaliar propostas de intervenção no Brasil, tais como o mercado nacional de títulos verdes, possíveis instrumentos que possam estimular emissões e alinhamento do mercado local com as melhores práticas internacionais, entre outros.
- Finanças verdes: construir diálogo com as instituições que compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF) para originar, avaliar e testar inovações financeiras que apoiem o desenvolvimento sustentável do Brasil, sobretudo em setores potencialmente verdes como energia, transporte, agricultura e água.
- Instrumentos Financeiros e Investimentos de Impacto: identificar o papel que possam tomar as IFDs e as oportunidades de desenvolver o mercado de capitais e instrumentos financeiros para ampliar a oferta investimentos para negócios que promovam os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas. O grupo também considerará os pilares estratégicos, recomendações e iniciativas recomendações da Força-Tarefa Brasileira de Finanças Sociais (FTFS) e possíveis sinergias entre os mecanismos de Finanças Sociais e do SNF.
Mais informações
Sobre a ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento presentes em todo o país – bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento –, além da Finep e do Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ABDE define estratégias e executa ações indutoras do SNF, tendo como meta constante o aprimoramento da atuação de seus associados, para que essas instituições financiem com eficiência o desenvolvimento brasileiro. Realiza cursos, produz estudos e representa as instituições em mesas de diálogo com organismos do governo, do setor produtivo e da sociedade.
Sobre a CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que fiscaliza, normatiza, disciplina e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Em 2013, a CVM reformulou sua estratégia institucional e lançou o seu atual Plano Estratégico, reafirmando valores e propósito e definindo os Objetivos Estratégicos com projeção para 2023.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.