Notícias
G20 e OCDE/INFE, rede da qual a CVM é membro, lançam Quadro de Competências Essenciais de Educação Financeira para Adultos
Fortalecimento da educação financeira nas políticas públicas
O G20 e a Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE), da qual a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é membro, lançam hoje, 1/10, o Quadro de Competências Essenciais de Alfabetização Financeira para Adultos.
O Quadro de Competências Essenciais foi desenvolvido em resposta a um chamado dos líderes do G20 em 2013. Trata-se de ferramenta de política para indicar competências essenciais de educação financeira para adultos, com foco em conhecimento, comportamento e atitudes.
A ferramenta destaca uma série de resultados de alfabetização financeira que podem ser considerados universalmente relevantes e importantes para sustentar ou melhorar o bem-estar financeiro na vida cotidiana. Contém uma descrição de tipos de conhecimentos, úteis para adultos com 18 anos ou mais, que podem ajudá-los a alcançar o bem-estar financeiro. O quadro pode ser usado para melhorar o desenho da estratégia nacional de educação financeira, identificar lacunas e criar ferramentas de avaliação e medição.
O quadro se baseia em trabalho específico da OCDE/INFE e em conclusões de estudos realizados pelo grupo, como o de educação financeira para poupança e investimento de longo prazo e o de grupos vulneráveis. O principal objetivo é aprimorar o bem-estar financeiro na vida dos jovens e adultos hoje, sendo importante fonte de informação ao descrever os tipos de conhecimento úteis para pessoas com 18 anos ou mais, o que devem ser capazes de fazer e a confiança que apoiarão esse processo como um todo.
O trabalho, alinhado à missão da CVM de estimular a educação financeira da população, destaca diversos resultados de alfabetização financeira que podem ser considerados universais, embora haja abertura para adaptações de acordo com as circunstâncias, experiências e preferências do país.
Sobre o Quadro de Competências
O trabalho complementa o Quadro de Competências Essenciais da OCDE/INFE de Alfabetização Financeira para Jovens, desenvolvida em 2015. Foi considerado o uso mais amplo de serviços financeiros tradicionais e novos (incluindo as novas tecnologias), as decisões financeiras mais complexas tomadas por adultos e a variedade de conhecimentos e maior confiança necessária na vida adulta.
Saiba mais sobre a OCDE e a INFE
A OCDE busca desenvolver políticas públicas que melhorem o bem-estar econômico e social das sociedades. É um fórum internacional para troca de experiências entre governos, identificação de boas práticas e promoção de decisões e recomendações para elaboração de políticas públicas melhores e mais eficientes.
A OCDE/INFE, focada na educação financeira, reúne mais de 240 instituições públicas (incluindo bancos centrais, reguladores/supervisores financeiros e ministérios de finanças e de educação) de cerca de 110 países. A Rede busca definir prioridades estratégicas e desenvolver soluções de políticas públicas engajadas em inclusão financeira, micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e economias e investimentos de longo prazo (inclusive aspectos previdenciários).
Mais informações
Acesse o Quadro de Competências Essenciais de Alfabetização Financeira para Adultos.