Notícias
Confira os destaques do segundo dia de eventos comemorativos aos 44 anos da Lei 6.385/76
Diretora da CVM participa de painel 100% feminino sobre diversidade no mercado de capitais
O segundo dia do evento Retomada da Economia e o papel do Mercado de Capitais começou com a presença de um palestrante internacional: o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos Estados Unidos, Heath P. Tarbert.
O webinar é realizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o CFA Institute e a Amec Brasil (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) como parte das comemorações dos 44 anos da Lei 6.385/76.
A Diretora da CVM Flávia Perlingeiro participou do debate 100% feminino que abordou A pauta de diversidade no Mercado de Capitais .
"A CVM e o mercado percebem a relevância da diversidade na geração de valor, para as companhias, partes interessadas e a sociedade de modo geral. A diversidade é um valor que importa para os investidores, para a tomada de decisões, e isso está sendo discutido pelo regulador. Não é um modismo passageiro, mas um novo paradigma que está se impondo”, opinou.
Na conversa com Lucy Pamboukdjan, da LATAM Capital Markets e ASC Specialist, e Andrea Chamma, Conselheira de Administração nas empresas Braskem, Grupo Fleury; Jeitto, a Diretora também relembrou a importância da transparência.
“A informação é a base de tudo. Nesta semana, a CVM lançou a Audiência Pública com proposta de reforma da Instrução 480 que altera o Formulário de Referência. É interessante que a audiência tem a preocupação com a redução do custo de observância regulatória, uma bandeira da Autarquia, e ao mesmo tempo prevê a ampliação de informações sobre questões ambientais, sociais e de governança (ASG), e diversidade. Hoje, também editamos a Resolução 14, sobre Relato Integrado, que também possui uma orientação sobre diversidade” .
Já o Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, foi o moderador do painel Olhar de futuro sobre a Educação Financeira .
“A pandemia não afeta apenas a economia, como também a educação. Neste cenário, há muitos desafios, mas também oportunidades” , destacou.
Também nesta quarta-feira, o tema Influenciadores Digitais e Mercado de Capitais foi debatido por Ana Laura, Sócia do Grupo XP, e Adeodato Netto, Estrategista-Chefe da Eleven Financial Research. No cenário em que a atuação de influenciadores digitais tem ganhado cada vez mais destaque, o encontro discutiu qual o papel do regulador, além de quão tênue é a fronteira entre informação e recomendação.
Programação continua amanhã
A Agenda Regulatória 2021 da CVM será apresentada amanhã, pelo Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM, Antonio Berwanger, a partir das 9h30.
O Diretor Alexandre Rangel será moderador do painel Fortalecimento do Enforcement para Investidores Minoritários , que busca avaliar os avanços recentes no âmbito do projeto mantido entre a CVM e a OCDE.
Por fim, o Presidente da CVM, Marcelo Barbosa, participará do encerramento da série de eventos comemorativos aos 44 anos da Lei 6.385/76. O painel O Futuro do Mercado de Capitais será a oportunidade de discutir as perspectivas de crescimento do mercado brasileiro, considerando aspectos como ambiente de competição global, juros globais baixos e aumento da participação de pessoas físicas, dentre outros aspectos.
Além do Presidente da CVM, vão participar o Presidente da Amec, Fábio Coelho, a Presidente do CFA Institute, Margaret Franklin, e o Presidente da B3, Gilson Finkelsztain.