Notícias
Comissão de Valores Mobiliários
CVM divulga resultado do Estudo sobre a Avaliação da Rotatividade dos Auditores Independentes
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conforme decisão do Colegiado de 24 de junho, apresenta resultado do Estudo sobre a Avaliação da Rotatividade dos Auditores Independentes, elaborado por pesquisadores do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ. O objetivo do estudo, contratado pela Autarquia, foi avaliar a efetividade e a pertinência da regra do rodízio de auditores independentes no âmbito do mercado de valores mobiliários brasileiro, instituído pela Instrução CVM nº 308, de 14 de maio de 1999.
O estudo analisa, principalmente, as evidências comprovadas na prática sobre a efetividade da auditoria promovida pelo rodízio e a existência de formas alternativas para aprimorar o processo de auditoria, em comparação ao rodízio.
O estudo conclui, de um lado, que há elementos quantitativos que indicam a efetividade da regra de rodízio para auditores. Por outro prisma, o estudo constata, a partir de entrevistas com participantes do mercado, que existem custos relevantes decorrentes da regra de substituição compulsória e periódica dos auditores independentes.
O estudo está estruturado da seguinte forma:
I. Arcabouço Teórico;
II. Experiência Internacional;
III. A Legislação sobre Rotatividade de Auditores no Brasil;
IV. Rotatividade de Auditores e a Qualidade das Demonstrações Contábeis;
V. Impressões Coletadas em Entrevistas;
VI. Possíveis Desenhos Regulatórios Alternativos, e
VII. Rotatividade de Auditores e o Mercado de Auditoria.
Acesse a Decisão do Colegiado e o estudo apresentado.