Notícias
Uso de tais mecanismos em ofertas com esforços restritos é tema central do material
CVM divulga estudo sobre lote suplementar e operações de estabilização
A Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) divulga hoje (22/11) estudo sobre a venda de lotes suplementares e operações de estabilização no âmbito de ofertas com esforços restritos (Instrução CVM 476). Além da ASA, as Superintendências de Desenvolvimento de Mercado (SDM) e de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) também auxiliaram na produção do trabalho.
De acordo com Bruno Luna, chefe da ASA, o objetivo do estudo é apresentar o funcionamento do mecanismo da opção de lote suplementar, seu uso em diferentes regimes regulatórios, e oferecer recomendações quanto ao uso de tal instrumento no âmbito de ofertas com esforços restritos.
“Desse modo, esperamos verificar se a oferta de lote suplementar se justifica para além do objetivo de possibilitar subsequente operação de estabilização e se o mecanismo de estabilização por meio de recompra de parte ou todo o lote suplementar é compatível com a lógica de colocação restrita prevista na ICVM 476”, afirmou Luna.
Dentre os pontos de destaque do material, estão a análise comparativa de tais operações em diferentes regimes regulatórios.
“Os efeitos benéficos da inclusão, quando da elaboração de ofertas de valores mobiliários, de dispositivos de estabilização de preços no mercado secundário resulta em benefícios para todos os agentes envolvidos na oferta. Este estudo sugere que, no mínimo, os benefícios seriam parcialmente observados em ofertas públicas com esforços restritos.”, aponta Luis Berner, assessor da ASA.
Por fim, a ASA solicita que eventuais sugestões, críticas e contribuições com base no referido estudo sejam encaminhados ao e-mail asa@cvm.gov.br, indicando no título “Estudo – Operações de estabilização”.
Mais informações
Acesse o estudo completo.