Notícias
Comissão de Valores Mobiliários
CVM divulga Boletim Semestral de Atendimento ao Público
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, 27/02/2012, o Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa do Investidor (PRODIN). Esta publicação, disponível no site da Autarquia (conteudo.cvm.gov.br), tem por objetivo informar as principais demandas (consultas e reclamações) apresentadas à CVM, no 2º semestre de 2011, pelos investidores e pelo público em geral.
O Boletim apresenta o resultado dos atendimentos do PRODIN por meio dos diversos canais de comunicação (centros de consulta, correspondências, ligações telefônicas, atendimentos pessoais, Central 0800 e pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, disponível no site da CVM). Entre os principais assuntos registrados, entre julho e dezembro de 2011, encontram-se queixas em relação a negociações com valores mobiliários (33,46%), reclamações de fundos de investimento (12,20%, sendo 41% desse total relacionadas ao Fundo 157), dificuldades em obter informações sobre posição acionária ou divergências sobre essa informação entre o acionista e o prestador de serviços de ações escriturais (5,18%) e informações sobre ofertas irregulares (5,67%).
O relatório também demonstra o número de processos administrativos abertos em decorrência de reclamações e denúncias recebidas do público – por assunto e participante do mercado envolvido – sem julgamento quanto à procedência das demandas, com o comparativo dos últimos dois anos. A consulta de processos por participante de mercado pode ser efetuada no site da CVM (link "Consulta a Processos", em "Acesso Rápido"), mas o Boletim os organiza em forma de ranking, considerando, inclusive, os conglomerados (conjunto de empresas caracterizadas pela mesma administração ou atuação no mercado sob a mesma marca).
Acesse o Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN). O Boletim também está disponível no site da CVM, em Proteção e Educação ao Investidor e no perfil CVM-Educacional no Twitter (http://twitter.com/CVMEducacional).