Notícias
Com foco na transparência, objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos conteúdos
CVM amplia rol de informações em seu Portal de Dados Abertos
“A publicação dos novos conjuntos de informações cadastrais no Portal de Dados Abertos da CVM é resultado do projeto iniciado em janeiro de 2020 que tem como foco ‘migrar’ os dados cadastrais disponibilizados em nossa Central de Sistemas (no menu de Consultas - Cadastro Geral - Arquivos para Download) para a estrutura do Portal. Com isso, unificamos e padronizamos o acesso à informação para o cidadão, facilitando a obtenção de dados”, comentou Andréia Luna, chefe da CDI.
Entre janeiro e fevereiro, foram implementadas três novidades: série histórica de Lâminas de Informações de Fundos de Investimento, inclusão de informações de custodiante e controlador nas Informações Cadastrais de Fundos de Investimento, bem como de Taxa de Administração.
Andréia ressalta que, mesmo diante da pandemia da COVID-19, que gerou aumento no volume de demandas, a área de tecnologia da informação da CVM entendeu a importância de direcionar esforços para o desenvolvimento do projeto. “O Portal de Dados Abertos da Autarquia foi lançado em março de 2017 e, atualmente, possui 35 conjuntos de dados. Destes, nove foram catalogados entre março e maio desse ano”, disse Andréia.
Esta iniciativa também está alinhada às ações de atendimento às necessidades dos usuários do site da CVM, conforme divulgado, em 1/6/2020, na notícia do resultado da pesquisa realizada pela instituição em 2019.
Veja as novidades do Portal de Dados Abertos da CVM
- Inclusão de Informação Cadastral:
i) Companhias Estrangeiras e Incentivadas.
ii) Administradores de Carteira.
iii) Administradores de Fundos Imobiliários.
iv) Agentes Autônomos.
v) Consultores de Valores Mobiliários.
vi) Representantes de Investidores Não Residentes.
vii) Auditores Independentes.
- Em Participantes Intermediários:
i) Novo formato de arquivos, contendo cadastro básico e diretores e outros responsáveis.
ii) Inclusão de controle acionário, valor de patrimônio líquido e distribuição de patrimônio líquido.
iii) Inclusão de Custodiantes, Entidades Administradoras de Mercado e Escrituradores no conjunto de dados.
- Novo formato de arquivo de dados para Fundos de Investimento ICVM 555, contendo cadastro básico, gestores e diretores e outros responsáveis.
- Novo formato de arquivo de dados para Fundos Estruturados, contendo cadastro básico, administradores, auditores e gestores.
- Inclusão de Formulário Cadastral de Companhias Abertas.
- Inclusão de Tipo de Mercado em Informação Cadastral de Companhias.
Além da simplificação do canal de acesso aos dados de informações cadastrais, outras melhorias atendem a demandas do mercado: atualização semanal nos documentos de companhias (anteriormente mensal) e disponibilização de todos os extratos de fundos em um único arquivo, com atualização diária.
Praticidade
Andréia Luna afirma que esta ação coloca os dados públicos custodiados pela CVM à disposição do cidadão, de maneira simples e livre, oferecendo a oportunidade de consumir, explorar e criar novas formas de visualizar essas informações, inclusive desenvolver aplicativos de utilidade pública.
“O trabalho envolvido na abertura de dados nos permite conhecer e avaliar melhor a qualidade das informações que entregamos, além de ser uma expressão da transparência pública e favorecer a colaboração entre administração pública e sociedade. O cidadão bem-informado é fundamental para o crescimento do mercado de capitais”, concluiu a Chefe da CDI.
“Nosso objetivo é seguir disponibilizando todos os dados públicos para que possam ser consumidos pela sociedade de forma fácil e eficiente”.
Carlos César Valentim
Superintendente de Tecnologia da Informação da CVM
Ofertas Públicas serão o próximo passo
A publicação de dados sobre Ofertas Públicas de Distribuição já está sendo trabalhada pela área de Dados e Informações da Autarquia e também fará parte do rol de informações disponibilizadas no Portal de Dados Abertos da CVM.
Saiba mais sobre o Portal de Dados Abertos da CVM
A página oferece conjuntos de dados de companhias, fundos de investimento e, agora, de demais participantes do mercado autorizados pela Autarquia a atuarem no segmento.
Assim, o canal oferece facilidade e agilidade na obtenção de informações por parte do usuário, além de maior controle do histórico de dados fornecidos por nossos regulados, permitindo melhor acompanhamento do mercado.
Acesse: http://dados.cvm.gov.br (link site externo)