Notícias
Comissão de Valores Mobiliários
Colegiado da CVM: consulta da Tele Norte Leste sobre operação de incorporação de ações que se pretende realizar
Entendimento do Colegiado da CVM sobre Consulta da Tele Norte Leste Participações S/A (Telemar) relativa à operação de incorporação de ações que se pretende realizar
Trata-se de consulta da Tele Norte Leste Participações S.A. (“Telemar”) resumidamente sobre três pontos relativos à operação de incorporação de suas ações que se pretende realizar.
O primeiro ponto diz respeito aos efeitos do Parecer de Orientação 34/06 sobre a operação, indagando a Telemar se os acionistas titulares de ações preferenciais que também detiverem ações ordinárias de emissão da companhia poderiam votar na assembléia que deliberar sobre a incorporação de ações.
O Colegiado, por maioria, entendeu que nos casos do Parecer de Orientação 34/06, os acionistas titulares de ações preferenciais poderão votar, ainda que também sejam titulares de ações ordinárias, quando estas, por força do § 1º do art. 115 da Lei 6.404/76, e na forma do referido Parecer de Orientação, estiverem impedidas de votar. Ficou vencido o Diretor Relator, Pedro Oliva Marcilio, que entendia que o impedimento de voto deveria ser apurado caso a caso, mediante a análise dos efeitos da deliberação sobre a participação de cada acionista. O Presidente redigirá o voto vencedor.
O segundo ponto da consulta dizia respeito à autorização para realização da 3ª convocação da assembléia simultaneamente à 2ª convocação, caso não seja atingido o quorum nas duas convocações anteriores, e realização da assembléia em 3ª convocação em seguida à constatação da eventual inexistência de quorum na 2ª convocação.
O Colegiado, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, deliberou autorizar a simultânea realização da 2ª e da 3ª convocações da assembléia geral, bem como a realização da assembléia em 3ª convocação em seguida à 2ª.
O último ponto da consulta dizia respeito à autorização para a redução do quorum de deliberação em 3ª convocação de que trata o art. 136 da Lei 6.404/76, na forma autorizada pelo § 2º do mesmo artigo.
O Colegiado, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, deliberou autorizar a redução do quorum para 25% (vinte e cinco por cento) das ações preferenciais, excluídas as ações em tesouraria.
Clique aqui para acessar a íntegra do voto do relator, diretor Pedro Oliva Marcilio.
Clique aqui para acessar a íntegra do voto do presidente da CVM, Marcelo Fernandez Trindade.