Notícias
Indicadores ainda apontam cautela para o apetite pelo risco
Boletim da CVM sinaliza ligeira elevação do risco de liquidez
Boletim de Risco referente ao mês de dezembro reporta recuperação dos índices de ações. Alguns indicadores macroeconômicos estiveram em consonância com esse cenário, tais como a entrada líquida de capitais estrangeiros na B3 e a queda do indicador de CDS soberano.
“Neste mês, a despeito dos retornos positivos nos mercados acionários, observou-se uma alta no indicador de risco de liquidez. No mais, o apetite pelo risco ainda é, no momento, o maior fator de cautela sinalizado pelos indicadores do Mapa de Riscos.” – Rafael Hotz, analista da ASA/CVM.
O Boletim de Risco é produzido pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O documento apresenta, mensalmente, os indicadores de risco dos mercados de capitais de economias avançadas e emergentes, especialmente Brasil. Há também a versão traduzida do boletim, disponível no Portal CVM em inglês.
Lembre-se!
Além do Boletim de Risco, o Boletim de Mercado, outra publicação mensal da CVM, pode ser acessado no menu Séries Históricas e Estudos / Boletins.
O material apresenta panorama quantitativo dos mercados regulados pela Autarquia, com destaque para a evolução de emissores e dos mercados primário e secundário. Nesta edição, que conta com dados de dezembro de 2017, verifica-se em retrospecto a retomada do mercado de capitais brasileiro no ano, evidenciada pelo crescimento expressivo das distribuições públicas e dos dados de mercado secundário.