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Comissão de Valores Mobiliários
A CVM divulga Boletim Semestral de Atendimento ao Público.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulga hoje, dia 17/09, o primeiro Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN). Esta publicação, disponível no site da Autarquia (conteudo.cvm.gov.br), passará a ser divulgada a cada semestre e tem como objetivo informar as principais demandas (consultas e reclamações) apresentadas à CVM, no período, pelos investidores e pelo público em geral.
O Boletim apresenta o resultado dos atendimentos do Programa de Orientação do Investidor (Prodin) por meio dos diversos canais de comunicação (centros de consulta, correspondências, ligações telefônicas, atendimentos pessoais, Central 0800 e pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, disponível no site da CVM). Entre os principais assuntos registrados, entre janeiro e junho de 2010, encontram-se queixas em relação a negociações com valores mobiliários (35,73%), reclamações de fundos de investimento (15,17%, sendo grande parte relacionada ao Fundo 157), dificuldades em obter informações sobre posição acionária e a demora na transferência de ações (7,46%).
O relatório também apresenta o número de processos administrativos em que são analisadas reclamações e denúncias recebidas do público - ainda antes de qualquer acusação - classificadas por instituição, nos últimos dois anos. Esses dados, por participante de mercado, já podiam ser obtidos no site da CVM, mas o Boletim os organiza em forma de ranking, considerando, inclusive, os conglomerados (conjunto de empresas caracterizadas pela mesma administração ou atuação no mercado sob a mesma marca).
Acesse o Boletim Semestral do Programa de Orientação e Defesa ao Investidor (PRODIN)