Notícias
DADOS DE MERCADO
Número de regulados da CVM cresce e atinge cerca de 85 mil participantes
No terceiro trimestre de 2023, o número de participantes regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aumentou 5,6% em relação ao fechamento de 2022, totalizando 85.035 participantes. De acordo com o Boletim Econômico da CVM, o aumento de consultores de valores mobiliários foi destaque, tendo a maior taxa de crescimento no acumulado do ano (21,4% - 1.613 versus 1.329) entre as categorias com mais de 100 participantes.
Na nova edição do boletim, referente ao 3º trimestre deste ano, também é apontada a emissão de R$ 421,6 bilhões em valores mobiliários. A quantidade de emissões aumentou 40%, apesar de o volume permanecer em linha com o observado no mesmo período de 2022 As emissões de FIP, FII, FIDC e CRI foram os destaques do período.
Indicador de risco de liquidez
No 3º trimestre/2023, também foi observado pequeno aumento no indicador de risco de liquidez, correlacionado com a desaceleração das entradas líquidas de investidores estrangeiros nos mercados secundários de ações.
Novidade facilita acesso a dados do boletim
A Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade (ASA), responsável pela produção do Boletim Econômico da CVM, passa a disponibilizar o Boletim Econômico em formato interativo por meio da ferramenta Power BI.. Segundo Bruno Luna, Chefe da ASA/CVM, a novidade é um aperfeiçoamento significativo para usuários que desejam realizar pesquisas mais extensas.
"O formato em Power BI permite ao público consultar a base histórica das informações de mercado do Boletim Econômico em uma só tela. O usuário pode aplicar filtros e analisar longos períodos dos mercados regulados, acessando diretamente gráficos e facilitando a compreensão da evolução dos mercados."
Bruno Luna, Chefe da ASA/CVM.
Informações, como mercado secundário de ações, possuem dados desde 1995. Também estão disponíveis dados de fundos imobiliários (desde 2004), mercado secundário de debêntures (desde 2009), ofertas públicas (desde 2010), além de outros.
Bruno Luna destaca que esta iniciativa é um primeiro passo, e que é importante o retorno do público com relação ao material disponibilizado. Sugestões e comentários podem ser enviados para asa@cvm.gov.br (assunto do e-mail "Boletim Econômico"). Assim, a ASA analisará e aplicará os ajustes cabíveis. "É importante ressaltar que a novidade é uma entrega baseada no estudo realizado pela ASA sobre a percepção dos usuários a respeito da plataforma de acesso e os dados quantitativos disponibilizados pela CVM, divulgada no site da CVM em 2020", aponta Bruno.
"O público terá maior autonomia, agilidade e acesso aos dados, sem precisar baixar cada boletim individualmente. Esse é mais um passo no esforço de democratizar o acesso ao mercado de capitais no Brasil por meio do acesso rápido, amplo e adequado à informação."
Bruno Luna, Chefe da ASA/CVM.
Sobre o Boletim
O Boletim Econômico é divulgado trimestralmente pela ASA e substituiu os antigos Boletins de Risco e de Mercado, que foram divulgados mensalmente até a data-base março/21.
Veja mais dados de mercado no Boletim Econômico 3º trimestre/2023.