Notícias
CONVÊNIO
Colegiado da CVM aprova adesão da Autarquia à Rede Equidade do Senado Federal
O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou, em reunião realizada em 19/12/2023, a adesão da Autarquia à Rede Equidade do Senado Federal. A iniciativa promove uma rede de cooperação no âmbito da equidade, inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça, instituída por meio de acordo de cooperação técnica celebrado junto a diversos órgãos do governo.
"A adesão foi proposta pelo Grupo de Trabalho Integridade, criado pela CVM em 2022, com o objetivo de estudar e propor ações iniciais voltadas à mitigação dos riscos de assédio e preconceito no âmbito da Autarquia. Temos focado na promoção de letramento interno sobre tais assuntos, com palestras e materiais informativos, dando destaque para a primeira cartilha sobre prevenção ao assédio no ambiente de trabalho. Este acordo de cooperação técnica é mais um importante passo para uma CVM cada vez mais inclusiva e diversa."
Andréa Alves, Superintendente de Gestão de Pessoas (SGP/CVM) e membra do GT Integridade da CVM.
Rede Equidade
Dentre os objetivos da Rede Equidade, está o trabalho em conjunto na promoção da inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça, com observância aos tratados internacionais de direitos humanos e alinhamento à Agenda 2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, estão previstos o fortalecimento das boas práticas internas, estímulo a ações conjuntas e compartilhamento de experiências.
Já fazem parte do acordo de cooperação técnica: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Ministério de Minas e Energia, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Ministério Público do Trabalho, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional do Ministério Público e Tribunal Superior Eleitoral.
"A CVM vem implementando ações contínuas para a disseminação de uma cultura organizacional focada na inclusão, na diversidade, no respeito e na equidade de gênero. Nosso Grupo de Trabalho Integridade tem se mostrado essencial na execução de ações que se destinam a uma CVM mais democrática e plural. A adesão do regulador do Mercado de Capitais brasileiro à Rede Equidade demonstra e fortalece o nosso compromisso com esta frente".
João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.