Notícias
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Global Money Week divulga relatório com dados da edição de 2022
A Global Money Week (GMW) divulgou o Relatório Anual da última edição do evento realizado de 21 a 27/3 deste ano. A 10ª edição da iniciativa contou com atividades em 108 países, entre eles o Brasil, tendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como coordenadora da campanha no país.
O documento apresenta retrospectiva da primeira década da iniciativa e os números totais da ação de 2022. José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM e presidente do Grupo de Trabalho da GMW na Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/INFE), destaca a relevância da campanha para a disseminação da educação financeira no mundo.
“O impacto da GMW nos últimos 10 anos foi além de seu alcance extraordinário, sendo uma iniciativa fundamental para aumentar a conscientização sobre a importância da educação financeira para jovens e da presença do tema nas escolas. Em muitos países, ajudou a elevar a colaboração entre os principais stakeholders da educação financeira em nível nacional e faz parte da implementação de Estratégias Nacionais para o letramento financeiro em todo o mundo.”
José Alexandre Vasco, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM.
Dados da GMW em 2022
Ao todo, 10.275 organizações participantes alcançaram diretamente 19.239.975 crianças e jovens, além de 16.956.761 adultos. De modo indireto, 108.318.801 pessoas foram alcançadas.
De acordo com o relatório, o Brasil contou com 93 organizações participantes. As atividades tiveram alcance direto em 554.697 crianças e jovens, e 1.915.187 adultos. O alcance indireto da GMW 2022 no Brasil foi de 2.469.784 pessoas.
Os tópicos que ajudaram a nortear os eventos digitais, presenciais e híbridos também foram destaque do relatório:
- Educação financeira
- Sustentabilidade financeira: o que significa e por que importa para o nosso futuro
- O futuro das finanças e educação financeira com o metaverso
- Educação financeira com política pública: cenários, perspectivas e desafios na promoção do bem-estar da juventude
- Educação financeira e fundos de investimento
- Educação financeira nas escolas: as experiências de três países - Angola, Brasil e Portugal
- Webinar Regional do Centro OCDE/CVM de Educação e Letramento Financeiro
- Importância da economia comportamental nas finanças educacionais
- Mitos e verdades sobre investimentos
- Educação financeira no Brasil: cenários e perspectivas
- Como a educação financeira influencia a economia sustentável
Ações digitais na campanha
Durante a participação do Brasil na GMW 2022, o uso de ferramentas digitais para propagar conhecimento foram destaque: informações transmitidas na plataforma de vídeos TikTok alcançaram mais de 1.500 jovens e, pela primeira vez no evento global, o metaverso se tornou ambiente para ações educacionais.
Próxima edição
A Global Money Week informou que a 11ª edição do evento está prevista para os dias 20 a 26 de março de 2023.
Mais informações
Acesse o Relatório Anual da GMW 2022. As ações do Brasil estão nas páginas 74 e 75.
Confira os relatórios das edições anteriores da Global Money Week.
CVM e a GMW
Global Money Week é uma campanha mundial anual que busca garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e, gradualmente, adquirindo conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões sólidas, alcançando o bem-estar e a resiliência financeira.
No Brasil, a GMW é coordenada pela CVM, que também coordena o grupo de trabalho responsável pela campanha na Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE, entidade líder da campanha.
A campanha tem como público-alvo crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos (até 29 anos) e professores.
Saiba mais no site da GMW.