Notícias
NOVIDADE
CVM lança boletim com informações quantitativas de produtos do agronegócio supervisionados pelo regulador
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disponibiliza, a partir de hoje, 20/12/2022, o Boletim CVM – Agronegócio , elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio ( SSE* ) da Autarquia.
O objetivo é disponibilizar informações quantitativas relacionadas aos principais instrumentos de financiamento do agronegócio disponíveis no mercado de capitais. Dentre os destaques, estão o Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).
O Boletim traz, também, breves comentários sobre a evolução desse mercado no período recente.
“O FIAGRO é uma nova categoria de fundos de investimento com foco no agronegócio brasileiro. Ele vem com a proposta de ampliar o crédito disponível no mercado de capitais para o produtor rural. Com o Boletim, os usuários terão importante fonte de informação sobre a evolução e o dinamismo desse novo produto.”
Nathalie Vidual, Gerente de Securitização e Agronegócio da CVM.
A CVM tem apontado que o lugar do agronegócio é no mercado de capitais. Este boletim é fundamental para apresentar aos agentes de mercado a importância e relevância deste setor e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. Esta é a primeira edição da publicação e será fundamental acompanhar as próximas divulgações, a fim de obter atualizações com relação à evolução e à representatividade do agronegócio no mercado de capitais.
João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.
Sobre o Boletim
O informe tem periodicidade de publicação trimestral, com a disponibilização de dados quantitativos e acessíveis aos usuários.
As informações são coletadas a partir do Portal de Dados Abertos da CVM, do Sistema Fundos.NET e dos relatórios internos de ofertas cadastradas no Sistema SRE da Autarquia. A data-base da primeira edição do Boletim é setembro/2022.
Segundo Bruno Gomes, Superintendente de Supervisão de Securitização da CVM, a Autarquia segue muito atenta e comprometida com a missão de estimular o agronegócio no mercado de capitais.
“Já mencionamos anteriormente a proposta da CVM em ter a Superintendência de Securitização e Agronegócio, demonstrando o interesse direto do regulador em abrir as portas do mercado de capitais a este setor, como ferramenta de financiamento e de desenvolvimento de negócios. A divulgação do boletim vem ao encontro desta iniciativa de apresentar, cada vez mais, o potencial do agronegócio".
Bruno Gomes, Superintendente da SSE/CVM.
Acesse o Boletim CVM do Agronegócio.
* O novo nome da SSE (exibido na notícia) já foi proposto pela CVM e está em fase de aprovação nas instâncias superiores.