Notícias
CVM 45 Anos
Divulgação da Agenda Regulatória 2022 é destaque em 1º dia do evento que celebra os 45 anos da Autarquia
Teve início nesta terça-feira, 7/12, o evento on-line Comissão de Valores Mobiliários 45 anos, que marca a criação da Lei 6.385/76, que instituiu a CVM. O ciclo de debates é realizado em parceria com a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), o CFA Institute e a CFA Society Brazil.
O Presidente da CVM, Marcelo Barbosa, participou da abertura do encontro, ao lado de Fábio Coelho, Presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), e de Gustavo Moreira, Presidente do CFA Society Brazil.
“É uma enorme satisfação celebrar os 45 anos da CVM. Nestes dois dias de evento, estou seguro que os temas e os palestrantes oferecerão ao público aprendizados e questões para reflexão. E é com questionamentos que somos forçados a pensar constantemente sobre nossas atividades no desafio de tornar o mercado brasileiro mais competitivo”, ressaltou o Presidente da CVM. “Que esses 45 anos sirvam de reflexão para os próximos e que o nosso mercado continue a crescer e desenvolver”, finalizou.
O Presidente do Conselho da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, Ashley Alder, foi o keynote speaker (palestrante especial do evento). “Nós, vemos o Brasil como um grande player com relação à questão ambiental mais ampla, em um curto prazo, porque precisam acontecer nos próximos anos se quisermos a oportunidade de promover uma mudança significativa na próxima década”, salientou Ashley Alder.
Agenda Regulatória
O primeiro dia de evento também foi marcado pela divulgação da Agenda Regulatória da CVM para 2022. O Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM, Antonio Berwanger, apresentou a agenda com as prioridades normativas da Autarquia para o próximo ano. “Há regras esperadas pelo mercado que devem ser lançadas ainda em 2021. Por exemplo, a edição da Instrução CVM 480, um primeiro passo importante no sentido de exigir transparência e disclousure das questões de ESG por parte das companhias abertas”, salientou.
O Superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais CVM e moderador da discussão sobre gestão de recursos no Brasil, Daniel Maeda aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Autarquia para o mercado de capitais. “Somos disparados a maior indústria de fundos entre os emergentes, e temos orgulho de fazer a supervisão de todo esse mercado”.
Acompanhe o 2º dia
Amanhã, 8/12, o evento contará com painel que reunirá ex-Presidentes da CVM, para relembrar momentos históricos e refletir sobre o futuro do mercado de capitais e da Autarquia. O 2º dia de evento terá, ainda, debate sobre governança corporativa no Brasil. Para fechar, a incorporação de aspectos ambientais e sociais no mercado de capitais estará em pauta.
Inscreva-se!
Participe do segundo dia de evento. O encontro é on-line, das 9h às 12h30.
Acesse a página oficial do evento.
Covid-19: Atendimento da CVM continua exclusivamente online durante a pandemia. Confira os canais de contato disponíveis.