Notícias
CONVÊNIO
CVM e o Ministério da Cidadania firmam convênio
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Cidadania assinaram no dia 23 de novembro Acordo de Cooperação Técnica com objetivo de levar conhecimentos sobre Educação Financeira aos beneficiários dos programas do Ministério.
O acordo prevê o lançamento de uma plataforma educacional que irá congregar todas as ações educacionais para o público-alvo da intervenção, que inclui desde crianças na primeira infância até os adultos.
O objetivo é desenvolver e testar metodologia educacional que, aplicada em larga escala, propicie o desenvolvimento de valores, hábitos e competências que favoreçam o fortalecimento do bem-estar financeiro do indivíduo e de sua família, bem como a formação de poupança no longo prazo, com monitoramento e avaliação de impacto.
O local de aplicação do programa será, prioritariamente, os CRAs nos municípios que aderirem ao projeto, mas a metodologia será desenvolvida de forma a alcançar as famílias por diversos canais, inclusive as mídias sociais.
“A parceria possibilitará que a CVM, em conjunto com o Ministério da Cidadania, promova suas ações educacionais em uma escala sem precedentes, com foco nos mais vulneráveis, em linha com a recomendação mais recente da OCDE sobre o tema, organização internacional com quem temos, desde 2016, um Centro de Educação e Letramento Financeiro para América Latina e Caribe. Ao buscar atuar de forma integrada com o Ministério, poderemos testar novas metodologias e inovar na forma de promover a educação financeira da população e, dessa forma, fomentar a formação de poupança no país, mandato legal da CVM. A iniciativa também pode ser vista sob a perspectiva dos compromissos assumidos pela Autarquia ao aderir ao Pacto Global, em dezembro de 2020: nossa atuação em educação financeira é também um instrumento para promover o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade” — afirma o Presidente da CVM, Marcelo Barbosa.
Mais informações
Acesse o documento.
Covid-19: Atendimento da CVM continua exclusivamente online durante a pandemia. Confira os canais de contato disponíveis.