A internet e a tecnologia mudaram a forma como as negociações em bolsa são realizadas, com o uso cada vez mais intensivo de plataformas eletrônicas para compra e venda de ações, fundos imobiliários e outros valores mobiliários negociados em bolsa.
Esse tipo de acesso, no entanto, está sujeito a problemas de conexão ou falhas de sistemas, que podem impedir a transmissão pontual de uma ordem ou mesmo suspender totalmente o acesso por determinado período.
Todavia, mesmo que um problema como esse ocorra, isso não significa que os investidores não possam enviar as suas ordens. As corretoras devem disponibilizar aos seus clientes canais de atendimento alternativos que garantam o melhor interesse dos investidores para a execução de ordens por eles comandadas, e atender aos normativos da CVM para situações de contingência.
Na hipótese de interrupção de atividades de transmissão de ordens por plataformas, o envio de ordens poderá ser feito por telefone, e-mail, chat e outros canais.
Por essa razão, o investidor deve estar atento! É muito importante conhecer todos os canais alternativos de contato com a corretora, que devem estar disponibilizados e informados ao cliente no site e aplicativos da instituição.
Possíveis prejuízos decorrentes de falha nas ferramentas de negociação que são disponibilizadas pela corretora aos investidores, que os impossibilite de comprar ou vender determinado ativo, podem até vir a ser ressarcidos (sobre isso, ver o item "Minha corretora me causou prejuízos. O que fazer?"). No entanto, como vimos acima, o investidor deve se assegurar que buscou contornar o problema através dos canais alternativos de comunicação.