Que a ética vire rotina
Você conhece o Dia Nacional da Ética? Ele é celebrado dia 2/5. Então, neste mês, que tal aproveitar a oportunidade para refletir sobre a importância de ser ético diariamente e colaborar para uma sociedade mais justa, livre e solidária.
Na música “Cotidiano”, de Chico Buarque, o dia a dia de uma pessoa comum é tratado de forma poética:
"Todo dia ela faz tudo sempre igual. Me sacode às seis horas da manhã. Me sorri um sorriso pontual. E me beija com a boca de hortelã."
A rotina do trabalhador, para muitos, pode ser banal. Mas um dia cotidiano, pela perspectiva da ética pública, pode significar fazer a diferença.
O Código de Ética do Poder Executivo Federal eleva o trabalho dos agentes públicos a uma dimensão de importância singular ao dizer que:
"V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio."
Assim, cada dia e atividade são uma porta aberta para servir à sociedade. Independentemente da função desempenhada, a atuação de todos os agentes públicos é sempre relevante e pode gerar satisfação pessoal. Afinal, quem não fica feliz após entregar um trabalho bem feito?
Os desafios do serviço público são muitos. Por isso, é essencial refletir sobre a importância do trabalho, encontrando a motivação para seguir em frente diariamente e eticamente!
Lembre-se: cada ação exercida com ética pode trazer consequências positivas para toda a sociedade!
Conte com a Comissão de Ética para construir um ambiente cada vez mais ético!
Não esqueça!
Fazer a sua parte é fundamental. Acesse a página da Comissão de Ética da CVM (CE-CVM), para conferir as orientações, decisões, normativos internos e muito mais.
Em caso de dúvidas e reclamações, entre em contato com a CE-CVM: comissaodeetica@cvm.gov.br.
Texto adaptado do Boletim Informativo da CEP n° 46 – Maio de 2022.