Ética no serviço público, mais confiança no servidor
Criado em 1994, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal desempenha um papel fundamental: fortalecer a confiança da sociedade nos servidores.
Afinal, as orientações funcionam como um norte em relação à conduta esperada dos agentes públicos e reforçam que o cuidado com os valores éticos não está restrito ao trabalho. A conduta no dia a dia interfere e pode ser decisiva também na vida profissional.
Missão e valores
O Código de Ética também consolida a necessidade da profissionalização do serviço público, destacando que o agente público é um profissional em constante formação. Dessa maneira, o servidor público deve sempre estar focado no aprimoramento profissional, para atender à sociedade de uma maneira cada vez mais eficiente.
Antes de mais nada, o servidor público é um agente de transformação social e deve estar sempre empenhado em sua missão: auxiliar no bem-estar de toda a sociedade.
São muitos os desafios do serviço público. Alguns deles são institucionais e estão fora do campo de ação dos servidores. Mas, o foco deve ser sempre o bem comum e a motivação para perseverar na missão de servir. Com isso, a confiança da sociedade no serviço público passa a ser uma consequência natural da conduta ética dos servidores.
Conte com a Comissão de Ética da CVM para construir um ambiente cada vez mais ético, em que os agentes públicos possam ser reconhecidos por sua competência e compromisso com o interesse público!
Não esqueça!
Fazer a sua parte é fundamental. Acesse a página da Comissão de Ética da CVM (CE-CVM), para conferir as orientações, decisões, normativos internos e muito mais.
Em caso de dúvidas e reclamações, entre em contato com a CE-CVM: comissaodeetica@cvm.gov.br.
Texto adaptado do Boletim Informativo da CEP n° 43 – Fevereiro de 2022.