‘O chamado’: momento em que alguém descobre sua missão
O sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Herbert José de Sousa (Betinho), ninguém precisa se comparar a grandes figuras da História para entender a expressão “O chamado”. Para a ética pública, por exemplo, designa a profissão dos agentes públicos. Partindo dessa ideia, fica fácil compreender a moral dessa história que está no dia a dia do servidor público.
Por isso, o Código de Ética do Poder Executivo Federal afirma que os agentes públicos foram vocacionados a exercer o poder estatal, guiados pelos princípios morais (inciso I). A palavra “vocação” foi escolhida de forma criteriosa para instruir a compreensão sobre a profissão. Afinal, o que ela quer dizer?
Vocação
Originada do latim, Vocatio, e significa “chamamento”.
Também se refere a “pessoa chamada, chamado, grito, fala”.
Vocacionado é aquele que tem inclinação natural para fazer algo, como se tivesse nascido para aquilo.
Talvez este não seja o exato sonho ou plano profissional de muitos, e se tenha chegado até este ponto pelas circunstâncias da vida. Mas lembre-se que todo dia é uma nova oportunidade para abraçar a finalidade de seu trabalho: servir à sociedade! Esta maneira de ver pode fazer ainda mais sentido se entendermos como é ensinado no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:
“V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.”
Com consciência do chamado, a disposição para servir se torna mais clara e intrínseca, de forma a realizar as atividades de forma natural. São atitudes que transformam nosso cotidiano e tornam o trabalho algo significativo para cada um.
#vamosjuntos trabalhar com qualidade no nosso chamado para cumprir a jornada no serviço público da melhor forma possível.
A Comissão de Ética da CVM está à disposição!
Lembre-se!
Fazer a sua parte é fundamental. Acesse a página da Comissão de Ética da CVM (CE-CVM) para conferir as orientações, decisões, normativos internos e muito mais.
Em caso de dúvidas e reclamações, entre em contato com a CE-CVM: comissaodeetica@cvm.gov.br.
Texto adaptado do Boletim Informativo da CEP nº 55 – Fevereiro de 2023