Sobre o Programa IberCultura Viva (PICV)
O Programa IberCultura Viva (PICV) é uma iniciativa intergovernamental voltada para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária dos países ibero-americanos. A sua essência pauta-se nas diretrizes do Programa Cultura Viva criado no Brasil em 2004, hoje Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) em razão da Lei n° 13.018/2014, que é voltada para a valorização e promoção da cultura de base comunitária, difundida e reproduzida nos diversos países que compõem o Programa. Acesse AQUI os normativos que regem o PICV.
Atualmente, são 12 (doze) os países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, México, Paraguai (país convidado), Peru e Uruguai. E, assim como a PNCV, o PICV possui gestão compartilhada como programa de cooperação técnica e financeira entre governos, que busca apoiar tanto as iniciativas governamentais dos países membros como as desenvolvidas por organizações culturais comunitárias – no Brasil, Pontos e Pontões de Cultura certificados pela Secretaria Especial da Cultura – e povos originários em seus territórios.
A representatividade da Presidência no Programa é por período de 3 anos, a partir de votação dos membros do Conselho. O Brasil representou a Presidência no triênio 2015-2017, a Argentina, no triênio 2018-2020 e, para o triênio 2021-2023, a Presidência está sendo representada pelo México.
Acesse AQUI o Portal IberCultura Viva para saber mais.