Informações sobre o Prêmio Culturas Populares e Tradicionais - Mestre Lucindo:
O Prêmio Culturas Populares e Tradicionais - Mestre Lucindo faz parte do Edital de Seleção nº 08/2023 de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti e pretende reconhecer e premiar as iniciativas culturais associadas ao conjunto de expressões que integram as culturas populares e tradicionais, a promoção e valorização do universo de sua produção simbólica e a salvaguarda e proteção dos conhecimentos tradicionais ligados à memória de seu grupo enquanto marca de pertencimento a um território, evidenciando o novo lugar que esses criadores buscam afirmar frente à sociedade, ao mesmo tempo que preservam seu legado cultural. À Diretoria de Promoção das Culturas Populares compete formular e apoiar ações de proteção e promoção das culturas populares, de sua produção cultural e dos mestres e mestras que as mantém vivas nos territórios onde são praticadas.
No Prêmio de Culturas Populares e Tradicionais será homenageado Luiz Rebelo da Costa, conhecido como Mestre Lucindo. Nascido em 3 de março de 1908, faleceu em 1988 e marcou seu nome na cultura musical de Marapanim, cidade ao nordeste do Pará, a cerca de 160 km de Belém. Mestre Lucindo, nasceu em Água Boa às margens do Rio Cajutuba, vila que pertence à Marapanim, uma das capitais do frenético ritmo amazônico, o Carimbó. Foi pescador, tornou-se compositor "autodidata" e Rezador de Ladainha em latim. Com inúmeras composições interpretadas por cantores nacionais e internacionais, esteve no anonimato por oitenta anos, igual a inúmeros mestres da cultura popular, sendo o primeiro artista organizador do Grupo de Carimbó "Os Canarinhos" a gravar um disco em vinil, para orgulho do povo de Marapanim, onde as letras de suas músicas tornaram-se "hinos" do Carimbó. O pescador poeta registrou em suas canções a vida comum da população mais simples, mas detentora de um saber profundo, digno de ser preservado e cantado.
Entende-se Culturas Populares e Tradicionais como o conjunto de criações expressas por um indivíduo ou grupos que têm como referência as tradições, a preservação do legado cultural, o pertencimento e o reconhecimento comunitário enquanto expressão de sua identidade cultural e social e às variadas expressões artísticas próprias ao universo das culturas populares e tradicionais, desde o teatro, a música, a dança, e até as artes plásticas. Manifestações como Folias de Reis, Congadas, Moçambiques, Fandango, Frevo, Afoxé, Maracatu, Capoeira, Jongo, Lambada, Xaxado, Catira, Ciranda, Maculelê, Forró, Cavalhada, Quadrilhas Juninas, Artesanato e Pinturas Corporais Indígenas, entre outras, têm origens nas tradições culturais que formam a cultura brasileira. Em suas singularidades, também merecem proteção legal, valorização e promoção.
Os critérios, categorias e formulário de inscrição estão no Anexo 1 do Edital.
Acesse AQUI o Edital de Seleção e seus Anexos.
Acesse AQUI para fazer a sua inscrição no Mapa da Cultura.