Notícias
NOTA DE PESAR
Nota de pesar do falecimento de Fernanda Guedes
É com imensa tristeza que o Ministério da Cultura recebe a notícia do falecimento de Fernanda Guedes.
A ativista cultural foi uma referência na luta pela valorização e fortalecimento da cultura no Brasil. Arquiteta e urbanista, comunicadora, produtora cultural e mestranda em Cultura e Territorialidade pela Universidade Federal Fluminense, dedicou sua vida a construir pontes entre territórios e políticas culturais.
Co-fundadora e coordenadora da Escola de Políticas Culturais e dos Canais da Emergência Cultural, Fernanda desempenhou um papel central na Articulação Nacional de Emergência Cultural, mobilizando esforços essenciais para a elaboração, aprovação e implementação das leis Aldir Blanc 1 e 2 l, entre 2020 e 2022.
Sua contribuição inestimável fortaleceu as políticas públicas em prol da cultura brasileira.
Atualmente, Fernanda Guedes colaborava como consultora da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), conduzindo estudos e pesquisas sobre os impactos da Lei Aldir Blanc no setor cultural do país.
O Ministério da Cultura lamenta profundamente a perda de uma profissional exemplar e de uma ativista incansável, que dedicou sua vida à construção de uma cultura mais inclusiva e acessível.
Prestamos nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos que se inspiraram em sua trajetória.