Notícias
NOTA
Ministério da Cultura lamenta demolição do Teatro Ventoforte

O Ministério da Cultura (MinC) manifesta indignação pela demolição, na quinta-feira (13), do Teatro Ventoforte, espaço icônico e vital para a preservação e difusão das culturas tradicionais e populares em São Paulo. O Teatro Ventoforte não era apenas uma edificação, era um marco da resistência cultural, ponto de encontro de vozes e expressões e, ao longo dos anos, tornou-se espaço de criação, diálogo e celebração da diversidade que, tão bem, caracteriza a capital paulista.
A demolição deste teatro representa não apenas a perda de uma estrutura física. O Ventoforte sempre foi um palco para artistas locais e tradicionais, uma casa onde as histórias de nossos ancestrais e as expressões contemporâneas se encontravam e se entrelaçavam.
Nos solidarizamos com todos os artistas, grupos culturais e cidadãos que, como nós, reconhecem a importância de espaços que valorizam e promovem as culturas populares e tradicionais, e também prestamos apoio ao Mestre Meinha e à escola de capoeira Angola Cruzeiro do Sul.
Que a memória do Teatro Ventoforte nos inspire a lutar por um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas e celebradas.