REVISTA FILME CULTURA 1
Filme Cultura se propõe a contribuir para o debate e a informação sobre os diversos problemas do Cinema - compreendidos em sua acepção mais ampla - inclusive como comunicação com outros setores da cultura.
A revista, editada através de convênio entre o Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica (Geicine), do Ministério da Indústria e Comércio, e o Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince), do Ministério da Educação e Cultura, pretende inscrever-se no contexto da maior participação federal no desenvolvimento do nosso cinema: seu primeiro número vem a público no exato momento em que o Ince diversifica e amplia a sua linha de produção de filmes, e o Geicine se ordena para ceder lugar ao Instituto Nacional de Cinema.
Fiel ao conceito da universalidade do cinema e integrando os problemas da produção brasileira na perspectiva dessa visão maior, Filme Cultura espera somar esforços no sentido de contribuir substancialmente para o pensamento e a ação brasileiros no setor.
Índice
2. A Ação do Ince
Definição e Filmografia de 1965-66
15. O Novo Cinema Brasileiro (Ely Azeredo)
15. O Ator e o Realismo do Cinema (Luiz Carlos Maciel)
21. Imagem Exterior
23. O Mito e as Multidões (Hélio Pellegrino)
27. O Espectador (Siegfried Kracauer)
39. Capitais Para a Produção
41. A Proposito do "Cinema-Verdade" (Sérgio Augusto)
45. Três Conceitos Sociais do Cinema (Jacques Deheinzelin)
52. Filmes Brasileiros Lançados em 1965 (GB)
55. Cinema e Fotografia (B. J. Duarte)
61. Instituto Nacional de Cinema
62. Cronologia da Ação do Geicine
Expediente
Filme Cultura é editada, mediante convênio, pelo Ince (Ministério da Educação e Cultura) e Geicine (Ministério da Indústria e Comércio). Os artigos assinados não representam, necessariamente, pensamento do Instituto Nacional de Cinema Educativo ou do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica. A transcrição de artigos de Filme Cultura, na íntegra ou em parte, só pode ser feita mediante autorização prévia, por escrito, da direção da revista.
Coordenação: Ely Azeredo.
Redação: Paulo Perdigão.
Arte: Jose Carlos Avellar.
Desenho da capa: Milton Lando.