Notícias
EMPREENDEDORISMO CRIATIVO
Setores do MICBR: Editorial faturou R$ 5,5 bilhões em 2022
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O setor editorial estará presente, entre os dias 8 e 12 de novembro, em Belém do Pará, na terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023. Com possibilidade de ampliar e aprofundar o debate sobre o tema, serão destaque na programação do evento a catalogação, a cadeia produtiva, o livro digital e a bibliodiversidade do segmento. O evento é totalmente gratuito.
Entre rodadas de negócios, palestras e capacitação, empreendedores no Brasil farão uma imersão no setor que, em 2022, teve crescimento de 3% em comparação ao ano anterior, segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira de Livros (CBL), com apuração da Nielsen BookData.
As editoras venderam 314 milhões de exemplares em 2022, um crescimento de 23% em comparação com o ano anterior, que representa um faturamento de R$ 5,5 bilhões.
O levantamento avaliou quatro categorias: obras gerais, livros didáticos, religiosos e CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais). Esses dois primeiros, tiveram um aumento nominal de 5,8%, ficando atrás dos livros religiosos, que cresceram 6%.
Virtual
As livrarias exclusivamente virtuais, ainda de acordo com a pesquisa, tiveram um faturamento de 35,2% no ano passado, superando as físicas. Os conteúdos digitais, incluindo e-books e audiolivros, representam 6% desse mercado, como aponta a pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro. O faturamento desse tipo de conteúdo alcançou um crescimento de mais de 35%, superando as livrarias físicas.
Nos últimos quatro anos, as editoras que possuem conteúdos digitais, apresentaram um crescimento de 95% em termos reais.
Estudos do Itaú Cultural apontam que no último trimestre de 2021, 260.157 novos postos de trabalho foram registrados, entre empregos especializados e incorporados. Altos índices do setor estão registrados no Sul do país. No Rio Grande do Sul, em 2018, 4.898 empresas do segmento estavam ativas, gerando 22.744 postos de empregos no setor de Publicação, Editoração e Mídia.
Acesso, inclusão e adaptabilidade e novas configurações do Mercado Editorial são alguns dos temas dos painéis da terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil voltado ao setor. Os participantes do MICBR 2023 também terão acesso a oficinas 100% gratuitas voltadas à profissionalização e às técnicas de design editorial.
Realização
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Setor
- Entre os selecionados para o MICBR 2023 estão editores de todos os segmentos (infantil, infanto-juvenil, ficção e não ficção, religiosos, científicos, técnicos, profissionais e acadêmicos);
- Agentes literários;
- Livrarias;
- Distribuidores;
- Autores;
- Tradutores;
- Gráficas;
- Jornais, revistas e plataformas de novos meios.
Conheça a lista de 20 empreendedores selecionados para representar o setor Editorial do MICBR 2023:
Selecionado |
Empreendimento representado |
Região |
Adna Maria Batista da Rocha |
Poeta Inflamada - Poeta e ativista |
Norte |
Aline Cântia Corrêa Miguel |
Instituto Cultural AbraPalavra |
Sudeste |
Andrey do Amaral dos Santos |
Pergunta Fixar |
Centro-Oeste |
Cristian Abreu de Quevedo |
IS Impérios Sagrados |
Sul |
Cristiane Bastos Pacanowski |
Pipa Agência Literária e de Projetos Culturais Ltda. |
Sudeste |
Diana de Sousa Campos |
Instituto Rosa e Sertão |
Sudeste |
Dinorá Couto Cançado |
Acessibilidade Cultural Com Livros |
Centro-Oeste |
Fernando Jose Caldas Oberlaender |
FB Publicações Eireli |
Nordeste |
Gabriela Bresola |
Gabriela Bresola |
Sul |
Janine Rodrigues Nascimento |
Piraporiando |
Sudeste |
Jaqueline de Moura Souza |
Coffee Books Editorial |
Centro-Oeste |
Jaqueline Ferreira Fraga |
Editora Negra Sou |
Nordeste |
Jean Carlo Cândido Pessoa |
Edições Cândido |
Sudeste |
Juliano Lueders |
Futuro Coletivo |
Sul |
Kissy Cristina do Carmo Ferreira Oliveira |
Kiki Oliver |
Norte |
Luiz Cláudio dos Anjos Fernandes |
Revista Design.com |
Norte |
Márcia Lopes Deretti |
MMarte Produções |
Centro-Oeste |
Matheus José da Silva |
Editora Vecchio |
Nordeste |
Vanessa Santos Gonçalvez |
Rizomar Projetos Editoriais |
Sul |
Wanda Maria Mendonça Gomes |
WG Produto |
Sudeste |
Programação voltada ao Setor Editorial
Dia 9
14h - Oficina Profissionalização do Setor Editorial, Economia Criativa e Novos Editores
15h30 – Painel Acesso, Inclusão e Adaptação no Setor Editorial e Designer, Mercados, Feiras e Eventos Conectados à Cadeia de Livro
Dia 10
14h – Oficina Técnica de Design Editorial para Editores e Revisão de Portfólios
Dia 11
14h – Painel Novas Configurações do Mercado Editorial: o Papel das Editoras Independentes no Mundo das Palavras
Serviço
3º Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Quando: 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n – Marco - Belém (PA)
Aberto ao público e com entrada gratuita.
Outras informações e programação: gov.br/micbr
Instagram: @micbr
Credenciamento de imprensa. Clique aqui.
Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687