Notícias
Cultura
Secult presente na abertura da Semana Farroupilha
Ascom/Secult
Em evento no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi aberta nesta quarta-feira (14) a Semana Farroupilha. Os festejos se estendem até o dia 20 de Setembro, culminando com desfile temático em dezenas de cidades do estado.
O Secretário Nacional do Audiovisual, Gustavo Lopes, enfatizou a importância da data. “A Semana Farroupilha relembra o mito fundante do estado do Rio Grande do Sul, a chamada Revolução Farroupilha”, destacou. “A partir deste acontecimento a cultura do gaúcho se forjou e hoje é uma das tradições mais celebradas no país”, completou.
Na cerimônia de abertura houve o acendimento da Chama Crioula, que simboliza a história e os valores da cultura gaúcha, além do discurso de autoridades, muitas delas vestidas a caráter, com a pilcha gaúcha, indumentária típica da região.
O secretário destacou também a possibilidade de registrar também a Semana Farroupilha como Bem Cultural Imaterial. “Em conversa com a presidente do IPHAN, Larrissa Peixoto, falamos sobre a ideia de ter esse reconhecimento. E o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) - que congrega centenas de CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) espalhados pelo Brasil e pelo mundo – aderiu a ideia e vai oficiar ao órgão solicitando a avaliação do registro”, informou.
Ascom/Secult