Notícias
DIA NELSON MANDELA
Secretário do MinC visita o Museu do Apartheid em Joanesburgo
Foto: MinC
O Museu do Apartheid, em Joanesburgo, foi a primeira parada do secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, na África do Sul. A agenda realizada ganhou simbolismo especial por ser realizada neste 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“É um dia muito importante aqui nesse local, quando o povo sul-africano relembra a história e a trajetória de luta de Nelson Mandela contra o regime do apartheid, que dividia a sociedade e oprimia de forma brutal o povo negro”, comentou Márcio, referindo-se ao vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e primeiro presidente democraticamente eleito na África do Sul. O secretário está no país para participar da 8ª reunião de ministros de cultura do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O espaço, inaugurado em 2001, mostra em ordem cronológica como foi a política de segregação racial no país, implantada por uma minoria europeia branca que controlava a política. A legislação vigorou de 1948 a 1994. O local representa de forma bastante realista como era a vida naquele período. Há dois tipos de ingressos: “brancos” e “não-brancos”, cada um define a entrada do visitante.
O secretário destacou ainda a importância da instituição. “Estar nesse museu nos permite conhecer a história desse país e da luta pela construção da democracia. É significativo que a gente tenha no Brasil lugares de memória como esse, para que possamos verificar tudo o que aconteceu na nossa história, aprenda com os erros e projete um futuro melhor, de valorização da diversidade, de mais igualdade”, disse.
O 18 de julho homenageia o nascimento do ativista e líder sul-africano, morto em 2013, aos 95 anos. E virou data comemorativa em 2009.