Notícias
Secretaria Especial de Cultura celebra Acordo de Cooperação Técnica com o núcleo do Distrito Federal do Grupo Mulheres do Brasil – GMdB
Foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira - (01), o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Turismo, por meio do seu Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – DLLLB, e o grupo Mulheres do Brasil Núcleo Brasília/DF.
O Acordo tem por objetivo o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para iniciativas socioculturais de incentivo à leitura nas bibliotecas públicas e comunitárias; fortalecimento e divulgação das políticas de incentivo à cultura; apoio às bibliotecas públicas e ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) bem como à sua biblioteca referencial, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB).
Criado em 2013 por mulheres integrantes de diferentes segmentos econômicos e sociais, o Grupo Mulheres do Brasil é uma OSC de atuação nacional nas áreas de educação, saúde e combate à violência contra a mulher e possui um comitê específico para o desenvolvimento de atividades culturais, incluindo ações de promoção à leitura. O presente acordo é realizado por meio do Núcleo DF do Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela Senhora Janete Vaz, e tem duração de doze meses. As ações não envolvem repasses de recursos financeiros entre os partícipes, mas o compromisso de disponibilizar recursos técnicos e operacionais para viabilizar o desenvolvimento das atividades.
Por meio do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - DLLLB o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP se compromete a desenvolver ações de articulação com as bibliotecas públicas brasileiras, compilar dados relevantes sobre as demandas apresentadas, fomentar as atividades coordenadas e garantir a participação do Grupo Mulheres do Brasil – GMdB em eventos socioculturais relacionados ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas. Em contrapartida, o GMdB se compromete a contribuir para a distribuição e a doação de livros às bibliotecas e divulgar as políticas públicas de promoção cultural e de leitura.
Desta forma, as atividades previstas contribuem para a democratização da leitura e a valorização das bibliotecas brasileiras, atendendo às diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE e contribuindo para o desenvolvimento nacional.
Fonte: Ascom/Secult