Notícias
CINEMA
Secretária do Audiovisual presente na abertura do 25º Festival do Rio
Foto: Divulgação/Festival do Rio
Tradicional mostra cinematográfica do país, o Festival do Rio chega à 25ª edição em 2023. A gala de abertura foi realizada na noite de quinta-feira (5) no Cine Odeon, no Centro do Rio de Janeiro. O Ministério da Cultura (MinC) foi representado pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
A secretária destacou a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) 5497/2019, que reinstitui a cota de exibição para filmes brasileiros, a chamada cota de tela de cinema, na Câmara dos Deputados, na terça-feira (3). O PL altera a Medida Provisória nº 2.228-1 e prorroga o prazo de obrigatoriedade de exibição comercial de obras cinematográficas brasileiras de 2021 para 2033. O texto segue agora para o Senado.
Joelma apontou ainda que para termos uma indústria efetiva do audiovisual precisamos ir além do tripé, produção, distribuição e exibição, e precisamos investir em formação e preservação.
Por fim, ressaltou o trabalho realizado pela Secretaria do Audiovisual na disseminação do setor audiovisual, apresentando editais que fortalecem a internacionalização dos nossos conteúdos e artistas.
Na abertura do 25º Festival do Rio foi exibida a animação Atiraram no Pianista, dos diretores Fernando Trueba e Javier Mariscal. É a primeira vez que um filme do tipo participa da noite inaugural do evento.
A mostra irá apresentar 200 filmes, entre produções nacionais e estrangeiras. A seleção inclui premiados nas mais recentes edições de festivais consagrados.
Um dos destaques é Pobres Criaturas, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2023. Há ainda Perfect Days, que deu a Kôji Yakusho o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.
O Brasil marca presença com cinebiografias como Meu Nome É Gal, Mussum - O Filmis e Meu Sangue Ferve por Você, que conta a trajetória de Sidney Magal, além de outros títulos de ficção, curtas e documentários.
O 25º Festival do Rio terá sessão de encerramento no dia 14 com a exibição do nacional O Sequestro do Voo 375, sobre o incidente ocorrido em voo comercial da Vasp, em 1998, e o norte-americano Priscilla, a respeito do romance da personagem-título com Elvis Presley.
Para acessar a programação do Festival, clique aqui.