Notícias
CINEOP
Secretaria do Audiovisual participa de encontro de cinema e educação na 19ª Mostra de Ouro Preto
Foto: Universo Produção
A Secretaria do Audiovisual (SAV), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), marcou presença na 19 ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada de 19 a 23 de junho. Durante programação da Mostra, ocorreu o Encontro de Cinema e Educação, realizado em conjunto com a Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Na ocasião, o eixo temático residia em traçar um histórico da Lei 13.006/2014, seu processo de sanção e a falta de regulamentação, passados 10 anos. A Lei dispõe que “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”.
O Diretor de Formação e Inovação da Secretaria do Audiovisual (SAV), Rodrigo Antônio, acompanhou ativamente os debates em espaços de escuta que contaram com as presenças de professores de distintos níveis de ensino, pesquisadores, técnicos pedagógicos e secretários de educação de várias regiões do país.
“Pensar o cinema nas escolas é defender uma coexistência de telas na qual partimos do reconhecimento, da necessidade de fortalecimento, de uma economia criativa do audiovisual, mas, antes de tudo, olharmos para a transversalidade desse setor. No atual contexto, só construiremos políticas efetivas se reconhecermos as diferentes formas de produção e consumo audiovisual, bem como a pluralidade de seus agentes. Precisamos regulamentar a lei pensando não só na difusão do cinema brasileiro, mas trabalhar em conjunto com o MEC (Ministério da Educação) em defesa da produção escolar”, defendeu.
O diretor da SAV participou de três mesas com diferentes agentes do governo e do campo educacional: A importância de um plano nacional de cinema e educação; A relação entre comunicação, educação e direitos humanos. Também foi debatedor convidado da mesa de Apresentação da Proposta do Plano de Cinema nas Escolas, que informou o público acerda do acúmulo das discussões nos grupos de trabalho e os temas prioritários definidos em cada GT (Grupo de Trabalho).
Em sua participação, o diretor de Formação e Inovação destacou a importância do envolvimento da sociedade e da escuta ativa como diretriz-chave das políticas do Ministério da Cultura. Defendeu, ainda, que a proteção e promoção da democracia se constituem quando a sociedade civil se vê parte das tomadas de decisões em favor de políticas públicas permanentes, inclusivas e que considerem os desafios regionais e desigualdades estruturantes do país. Tais desafios e desigualdades, destaca, só podem ser enfrentados numa ação com protagonismo dos agentes sociais em conjunto com o Estado Brasileiro.
O representante do MinC reforçou ser a primeira vez, na estruturação da SAV, existir uma diretoria de formação - eixo do ecossistema do audiovisual, com desafios transversais. Incluindo envolvimentos da formação técnica à revisão curricular do Ensino Superior, e a necessidade de reconhecimento das políticas afirmativas na educação e sua incidência no campo da cultura, em específico, do audiovisual.
A participação da SAV na 19ª CineOP demonstra compromisso renovado de promoção do cinema como ferramenta educacional e com a salvaguarda do patrimônio audiovisual. O debate com participação do MinC reforça a importância de um diálogo contínuo entre formação e difusão para a construção de um futuro onde o cinema esteja plenamente integrado ao cotidiano escolar brasileiro, para além do seu uso como ferramenta pedagógica.