Notícias
BDB
Prorrogado edital de R$ 1,5 milhão para ações na área de bibliotecas
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Atividades artísticas como festivais e espetáculos de dança, teatro, música, circo, exposições e concertos. Atividades pedagógicas como oficinas de escrita criativa, cursos, seminários, palestras, encontros e fóruns. Atividades de promoção e mediação da leitura, clubes de leitura, contação de história, eventos literários, ações de fomento à leitura e dinamização do acervo de biblioteca. Todas essas ações estão previstas no Edital de Execução da Programação Cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB)– prorrogado até o dia 6 de outubro.
“Prorrogamos as inscrições para Organizações da Sociedade Civil (OSC) poderem elaborar com mais calma suas candidaturas e conseguirmos boas propostas para celebrarmos termos de colaboração para Execução da Programação Cultural da BDB, a Biblioteca Demonstrativa do Ministério da Cultura”, informa a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Marina Rabelo.
O valor total de recursos é de R$ 1,5 milhão para os exercícios de 2023 e 2024. “Podem participar, inclusive, Organizações da Sociedade Civil de outras localidades, mas que consigam executar as ações de maneira virtual e presencial na Biblioteca que tem sede em Brasília (DF)”, complementa a coordenadora do SNBP.
Bibliotecas modelo
Criada em 1970, a BDB tem como objetivo servir como referência e unidade modelo de bibliotecas públicas, em especial para aquelas do SNBP. Para alcançar essa função a Biblioteca Demonstrativa na capital federal atua como laboratório de pesquisa para ações, projetos e programas nas áreas de biblioteca, livro, leitura e literatura.
Propor soluções logísticas em produtos e serviços e apoiar a execução de projetos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nas áreas de biblioteca, livro, leitura e literatura.
SNBP
Criado em 1992, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) é subordinado à Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), órgão do Ministério da Cultura (MinC) sob o comando de Fabiano Piúba.
De 2015 a 2020, o Brasil perdeu quase mil bibliotecas. Dados da SNBP indicam que atualmente o país possui cerca de cinco mil unidades públicas. Uma das diretrizes do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura, é estimular a criação de espaços de leitura. Para isso, o novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) contará com a criação de bibliotecas próximas às unidades habitacionais do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida.
Recentemente, em evento de promoção de edital para tradução de autores brasileiros, no Instituto Rio Branco, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que, além de incentivar a produção literária no Brasil e do Brasil no exterior, é preciso formarmos uma nação de leitores.