Notícias
FOMENTO
Primeiro teatro em Heliópolis será viabilizado pela Lei Rouanet
Foto: Instituto Baccarelli
Após ter projeto aprovado na Lei Rouanet, o Instituto Baccarelli lançou, nesta quinta-feira (9), uma campanha de captação de recursos para a construção de um teatro na favela de Heliópolis, em São Paulo. O Teatro Baccarelli será o primeiro da comunidade – a maior do estado, com mais de 200 mil habitantes. O valor total da captação está estimado em R$ 37 milhões.
O projeto do Instituto Baccarelli recebeu o aval do Ministério da Cultura (MinC) para a captação de recursos via incentivos fiscais da Lei Rouanet, em dezembro de 2022. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente na cerimônia de lançamento da campanha de arrecadação de fundos para a construção do museu, na Bolsa de Valores de São Paulo.
A previsão, segundo informações divulgadas durante o lançamento da campanha de arrecadação, é a construção de um prédio que ofereça até 530 lugares para o público na plateia. Empresários ou pessoas jurídicas que desejarem apoiar o projeto poderão abater 100% do valor investido na declaração anual do Imposto de Renda.
O secretário nacional de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, acompanhou a ministra Margareth Menezes na cerimônia em São Paulo, onde também estavam presentes o prefeito Ricardo Nunes e o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.
O Instituto Baccarelli, organização social sem fins lucrativos, localizada em Heliópolis, oferece ensino gratuito de excelência em música para crianças e jovens, e atende mais de 1.200 alunos da comunidade por ano. Também possui outros projetos culturais bem-sucedidos, como o da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, cartão de visitas das ações do instituto na comunidade. A orquestra é coordenada pelo maestro Isaac Karabtchevsky.