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HÁBITOS CULTURAIS
Pesquisa indica aumento do consumo de cultura no país
Foto: Thiago Diniz/MinC
Em 2023, mais brasileiros realizaram atividades culturais em comparação com 2022. A quarta edição da pesquisa Hábitos Culturais, feita pela Fundação Itaú e pelo Datafolha, aponta que 96% dos entrevistados participaram de alguma atividade, on-line ou presencial, no ano passado. Em 2022, o percentual foi de 89%. O crescimento foi impulsionado pelo consumo de streaming de músicas, filmes e séries. Apresentações artísticas, exposições e visitas a museus e centros culturais também registraram crescimento.
O levantamento ouviu 2.405 pessoas, de 16 a 65 anos, em todas as regiões do Brasil, de 1º a 28 de setembro de 2023.
Streaming
Em 2023, 82% dos entrevistados ouviram músicas nas plataformas de streaming, contra 80% em 2022. Já 74% das pessoas assistiram a produtos audiovisuais de forma online, ante 70% em 2022. Consumir música, filmes e séries nas plataformas de streaming é a atividade predileta dos brasileiros.
Os entrevistados revelaram ainda a preferência pelos podcasts - 48% deles são ouvintes do formato, enquanto em 2022 eram 42%.
Também cresceu a leitura de livros online e de e-books, que saltou de 30% em 2022 para 42% em 2023. O levantamento revela que o acesso é maior entre as mulheres (44%) do que entre os homens (39%). Os jovens são os maiores consumidores dos produtos – 64% do público tem entre 16 e 24 anos.
Apresentações
Houve aumento ainda nas apresentações de música, dança e teatro, prestigiadas por 45% dos entrevistados. Em 2022, o índice ficou em 18%. Outros segmentos culturais que também obtiveram crescimento em 2023 foram: cinema (33%), exposições e museus (26%), centros culturais (19%), teatro infantil (24%), bibliotecas (14%), seminários (17%)), oficinas de criação para crianças (10%) e saraus de poesia, literários ou musicais (12%).
Eventos ao ar livre em espaços públicos são os mais comuns, de acordo com as pessoas ouvidas pela pesquisa. Shows de música e idas ao cinema ficam em segundo lugar entre as atividades mais frequentemente feitas presencialmente.
Classe
A pesquisa Hábitos Culturais aponta que 100% das pessoas que se declararam das classes A/B conferiram alguma atividade cultural nos últimos 12 meses. A classe C obteve 98% de respostas afirmativas. Já nas classes D e E a marca foi de 88%.
O nível de escolaridade também reflete nos hábitos culturais. No ensino superior, o índice atingiu 100%; no médio, 99%; e, no fundamental, 89%.
As classes A e B gastam, em média, R$ 170 com atividades presenciais e R$ 143 com a cultura online. Já as classes D e E desembolsam R$ 114 e R$ 79, respectivamente.
Entre os motivos que levam as pessoas a realizar atividades culturais estão: convivência e interação (28%), espairecer, distração, diversão e lazer (23%), adquirir conhecimento (20%), conhecer novos lugares (12%), estar com a família e os filhos (12%) e novas experiências (11%).