Notícias
AO VIVO
Ministra participa do programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil
Foto: Filipe Araújo/MinC
A economia criativa, um dos temas da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do G20 e do Seminário Internacional de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América, ambos realizados nesta semana, no Rio de Janeiro, esteve entre os assuntos abordados pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, na tarde desta terça-feira (6), durante participação no programa “Sem Censura”, da TV Brasil.
Na conversa com a apresentadora Cissa Guimarães ela comentou sobre a reunião dos representantes das maiores economias do mundo. “Nós trouxemos uma questão que vem sendo debatida no mundo inteiro, que é a economia criativa das indústrias culturais. O nosso cinema, o artesão, o ator, o câmera, todos eles estão dentro da economia criativa. No Brasil, nós nunca tratamos isso como negócio”, frisou a ministra.
Ela ressaltou ainda a relevância do Seminário que terá início nesta quarta-feira (7) e o lançamento, no mesmo dia, das diretrizes de uma política pública sobre o tema, a Brasil Criativo. “O nosso país, na área da criatividade, da arte, da cultura, é uma mina de ouro. E a gente ainda não consegue ativar essa economia. Precisamos fazer essa arquitetura acontecer, qualificar a produção e conscientizar a população para consumir a nossa cultura”.
E acrescentou: “nós estamos cuidando desse tesouro, a cultura, e despertando nas pessoas que ela gera emancipação social, e emprego e renda. O Brasil tem essa riqueza, e isso está no povo. A cultura é viva, é feita de gente. Quando a gente está fomentando cultura está fomentando a vida humana”.
A ministra também destacou as ações da Pasta para o setor, como a Lei Paulo Gustavo (LPG) e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Na bancada do programa estavam ainda a atriz e comediante Nany People, o ator Carmo Dalla Vecchia e o infectologista Vinícius Borges, o Doutor Maravilha. O debatedor do dia foi o jornalista e criador de conteúdo Muka.
O Sem Censura é exibido de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, pela TV Brasil. Também pode ser acompanhado nas plataformas TV Brasil Play e YouTube. Está disponível ainda em versão podcast.