Notícias
Diplomacia
Ministra Margareth Menezes recebe condecoração da Ordem do Rio Branco
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A ministra Margareth Menezes recebeu, nesta terça-feira (21), a insígnia de Grã-mestre da Ordem do Rio Branco, uma das mais altas condecorações do Governo Federal a pessoas que prestam serviços relevantes ao país. A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, foi conduzida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, e o secretário-Executivo adjunto, Cassius Rosa, receberam respectivamente, as condecorações de Grand Oficial e Comendador.
“É uma alegria muito grande receber essa honraria. Muito nos orgulha o caminho de reconstrução que traçamos até aqui na Cultura do Brasil. Por isso, essa homenagem é também de cada servidor que trabalhou e trabalha pelo setor cultural, é de cada pessoa da cultura que resistiu bravamente durante a pandemia, e que assim, manteve o nosso fazer cultural vivo para ver e viver dias melhores”, afirmou a chefe da Cultura, Margareth Menezes.
Segundo Márcio Tavares, é uma honra receber a Ordem do Rio Branco junto a personalidades tão importantes com serviços prestados ao Brasil. “Sobretudo, ao lado da ministra Margareth Menezes e por estar também junto do presidente Lula nesse momento de reconstrução do Brasil, que necessita da colaboração de todos aqueles que amam nosso país”.
Para o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, a condecoração chega cheia de simbolismo nesse momento em que a cultura voltou a ser valorizada no país. “Receber essa condecoração dá ainda mais sentido ao trabalho que estamos desenvolvendo no MinC, é a certeza de estamos no caminho correto em prol da nossa cultura”, avalia.
No âmbito da Cultura, o presidente Lula concedeu a Ordem de Rio Branco, em uma homenagem póstuma, às cantoras Elza Soares, Gal Gosta e Rita Lee.
Ordem de Rio Branco
A Ordem de Rio Branco, homenageia o Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco. Nela constam 5 graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem. A Ordem de foi instituída com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.
A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.
O Conselho da Ordem é constituído pelo presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo ministro das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores. O chefe do Cerimonial do Itamaraty é o Secretário da Ordem.