Notícias
MinC inicia diálogo para parcerias com TV e Rádio públicas da Bahia
Impulsionar o acesso às políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC) na Bahia por meio de veículos com importante veiculação da produção artística e cultural local. Esse foi o objetivo do encontro entre a representantes do Escritório Estadual do MinC e a direção da TVE e Rádio Educadora FM na última quarta-feira (25). O diálogo deu início ao diálogo que visa estabelecer parcerias entre a Pasta e os veículos de comunicação.
“A parceria com a TVE e a Rádio Educadora FM é estratégica para o Ministério da Cultura na Bahia. As políticas culturais precisam chegar em cada município e na casa das cidadãs e cidadãos baianos. Essas emissoras públicas hoje são uma referência na Bahia e no Brasil. Vamos seguir fortalecendo um processo de diálogo com diversos segmentos da cultura na capital e no interior da Bahia e articulando ações em parceria com a TVE e a Rádio”, disse o representante regional do MinC, Oséas Marx.
A emissora é a que mais transmite shows, festivais, além das tradicionais festas populares, como o Carnaval e o São João. É ainda a única TV no estado que exibe regularmente filmes, documentários e séries baianas. “A programação da TVE é diversa e permite o acesso a música, a produção audiovisual e outras manifestações artísticas e culturais. A parceria com o Ministério será uma oportunidade para que mais de 13 milhões de baianos tenham acesso gratuito em casa a esses conteúdos”, disse Flávio Gonçalves, diretor-geral das emissoras.
Já a Rádio Educadora FM garante diversidade musical de estilos e gêneros. Ela promove ainda o maior festival de música do estado, com premiação de compositores.
Outras parcerias com o Ministério serão realizadas em 2024 a partir da reinauguração do Cine Teatro, localizado na sede das emissoras. Neste momento, as obras de requalificação e ampliação do equipamento cultural estão em andamento. A estrutura será utilizada para a realização de shows de música, peças de teatro, apresentações de dança, mostras e exibições de filmes e outros eventos culturais.
Participaram da reunião Amanda Oliveira e Cleide Vilela, da representação do MinC, e Herlon Miguel e Adriano de Angelis, que integram a direção das emissoras públicas.