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CANNES
MinC vai ao Festival de Cannes promover e buscar parcerias para o Audiovisual do Brasil
Foto: Cinema do Brasil
Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Audiovisual (SAV), está presente no 76º Festival de Cinema de Cannes que começou nesta terça-feira (16). A pasta está sendo representada pela secretária de Audiovisual, Joelma Gonzaga, que participa de um debate nesta quinta-feira (18) sobre novas perspectivas e políticas públicas para o setor e oportunidades para filmar no Brasil. O encontro está sendo promovido pela Spcine, em parceria com o programa “Cinema do Brasil”.
Além disso, Joelma Gonzaga fará conversas com representantes de instituições internacionais no Mercado do Filme de Cannes em busca de parcerias institucionais e coproduções para produtores e cineastas brasileiros e brasileiras. A ida ao Festival é mais uma ação de retomada do audiovisual brasileiro no exterior e marca o retorno de uma presença mais orgânica do Brasil no evento. Em 2022, o saldo da participação do país foi negativo, tendo apenas um filme brasileiro nas mostras principais.
“O Festival de Cannes é um dos principais espaços voltados para a difusão e promoção cinematográfica do mundo, é uma vitrine historicamente reconhecida do cinema brasileiro, e que causa relevantes impactos na inserção de projetos e profissionais brasileiros no mercado internacional", reforça a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Retomada
O MinC também apoia a retomada do Programa “Cinema do Brasil”, parado desde 2019, e que está sendo realizado conjuntamente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP). No Festival de Cannes, foi montado um estande brasileiro no Marché du Film, que ocorre até o dia 24 de maio.
Cannes é considerado o epicentro do mercado audiovisual, e o Brasil marca presença com grande delegação nesta edição. As empresas produtoras do “Cinema do Brasil” contarão com um estande nacional e terão a oportunidade de participar de diversos encontros e discussões sobre coproduções, com produtores interessados de países como Alemanha, Chile, Argentina e Colômbia. Em paralelo ao tapete vermelho, os mais de 15 mil profissionais que participam do Marché du Film terão a oportunidade de negociar projetos, comprar e distribuir direitos de filmes em produção ou buscar recursos para coproduções.
A retomada do apoio à internacionalização do setor audiovisual é uma iniciativa que reúne várias instituições, além da APEX, SIAESP e MinC, o Instituto Guimarães Rosa/Ministério das Relações Exteriores (MRE), a SPCine, a Secretaria de Cultura e Economia de Criativa do Estado de São Paulo, a InvestSP, +Mulheres, RioFilme e a organização filantrópica Projeto Paradiso.
Presença brasileira em Cannes
Neste ano, a Secretaria do Audiovisual do MinC mapeou a presença brasileira nas mostras principais com cinco longas-metragens e um curta-metragem. Além da presença do diretor Karim Aïnouz, na mostra competitiva principal, assinando a direção do filme do Reino Unido, Firebrand.
As produções brasileiras que concorrem em mostras paralelas são: “A Flor do Buriti”, de Renée Nader Messora e João Salaviza; "Retratos fantasmas", de Kleber Mendonça Filho; "Levante", da diretora Lillah Halla; "Os Deliquentes", de Rodrigo Moreno; "Nelson Pereira dos Santos, Vida de Cinema", de Ivelise Ferreira e Aída Marques; e "Solos", de Pedro Vargas.